A Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) representa o setor de farmácias magistrais há 37 anos, e conta com mais de 8 mil associados em todo o Brasil. Seu propósito é impulsionar as farmácias magistrais no cuidado individualizado da saúde, um trabalho que zela pela preparação dos medicamentos e produtos para saúde que atendam às necessidades específicas de cada paciente. E, nesse processo, as mulheres desempenham um papel fundamental.
Neste mês da mulher, mostramos como as farmacêuticas magistrais vêm ganhando cada vez mais espaço e contribuindo de forma essencial para a construção do setor. Aproveitamos para valorizar o esforço dessas mulheres, que constroem negócios para ajudar cada vez mais pessoas na sua região. Confira os números!
O número de empreendedoras brasileiras vem crescendo exponencialmente. Pelo menos, é isso que mostra a pesquisa mais recente do SEBRAE, que aponta que o número de mulheres donas de negócios passa dos 10 milhões, chegando a 34% do total.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) em 2022, o perfil das empreendedoras brasileiras é, em geral, composto por mulheres negras, com filhos e pertencentes à classe C. Ou seja: mulheres que veem na experiência de construir um negócio a possibilidade de melhorar as suas condições de vida.
O principal motivo para empreender é a realização de um sonho. Cerca de 17% das entrevistadas declararam que sempre quiseram ser empreendedoras, enquanto 13% disseram buscar mais independência. Afinal, em um mundo mais moderno, ter o próprio negócio é também uma maneira de administrar melhor o próprio tempo.
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o empreendedorismo feminino ainda aumentou em 41%. O número surpreende, mas as mulheres estão habituadas a superar desafios: elas também são as mais capacitadas e se adaptam melhor a mudanças.
De acordo com as pesquisas realizadas para o Panorama Magistral da Anfarmag, foi possível observar um aumento de 15% no setor magistral nos últimos 6 anos. A mudança acontece principalmente na região norte do Brasil, com 70,4% de crescimento.
Segundo os dados mais recentes do IBGE, a presença feminina no setor magistral é de 79,3%. Esse número está de acordo com o que vem se mostrando uma realidade brasileira nos últimos anos: cada vez mais pessoas do gênero feminino estão construindo seus próprios negócios.
A empregabilidade das mulheres também aumentou: o crescimento foi de 19,9%, e a variação da massa salarial cresceu 26,8%. Ou seja: agora, as mulheres têm mais acesso aos empregos, e também salários mais altos.
A quantidade de funcionárias femininas no setor magistral também ultrapassa a quantidade de funcionários homens por uma grande margem: 78,2% são mulheres, nas mais diversas áreas de atuação.
A Anfarmag valoriza a construção de um mercado magistral mais plural e igualitário. Se você é uma mulher empreendedora no setor de farmácias magistrais, conheça os benefícios de se tornar uma associada Anfarmag e aumente as possibilidades de sucesso do seu negócio.