CURADORIA DO SETOR MAGISTRAL Conteúdos

03/07/2013 Informes

Farmácia no interior do Ceará abre mercado e conquista prêmios

A Flor do Juá, farmácia de manipulação localizada em Juazeiro do Norte (CE), na região do Cariri, já recebeu vários prêmios concedidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa). O primeiro deles foi obtido em 2010, por meio do Prêmio MPE Brasil, na categoria Responsabilidade Social.

Segundo a proprietária do estabelecimento, Lindaura Alves de Carvalho, tal conquista veio devido ao trabalho feito em parceira da Comunidade Beneficente Zaíla Lavor, uma ONG dedicada a assistir crianças carentes. “Lá, eu sou responsável pela produção de uma horta comunitária, que produz ervas medicinais”, conta ela.

Esse projeto iniciou tendo como base um estudo científico da Universidade Federal do Ceará, versando sobre o efeito positivo das ervas na saúde de pessoas. A empresária planta, colhe e ensina as mães das crianças participantes a prepararem o lambedor caseiro, um tipo de xarope com validade de três dias. Ele é usado, por exemplo, como bronco dilatador e mucolítico. Há outras ervas utilizadas como chás. No começo havia 10 crianças envolvidas no projeto. Hoje, 43 fazem parte dele.

Pioneirismo

Em 2011, Lindaura ganhou o Prêmio Mulher Empreendedora, também do Sebrae, por causa de sua história pessoal. Nascida no sertão de Pernambuco, ao lado de seus pais e 11 irmãos, ela superou as dificuldades que a vida lhe impôs. Formou-se em Farmácia e mais tarde se especializou em bioquímica e farmácia hospitalar. “Atuei na área de manipulação hospitalar e laboratório de análises clínicas”, recorda com orgulho.

Em 1998, mudou-se para Juazeiro do Norte, a fim de acompanhar o marido, cardiologista, que havia recebido uma proposta de trabalho. “Notei que na região do Cariri não tinha farmácia de manipulação”. Após uma fase de preparação, em 1999, a Flor do Juá foi inaugurada como sendo – conforme ela afirma – a primeira farmácia de manipulação daquela cidade. (Gerson, como não há fonte que comprove o fato, usamos uma das primeiras. Mas, atendendo ao seu pedido, modificamos). O ponto escolhido foi um local próximo a várias clínicas.

O faturamento de seu primeiro mês de atividade foi de apenas R$ 126. Após dois anos, ela realizou o curso Empretec, ministrado pelo Sebrae, e adquiriu conhecimentos focados para levar a empresa a crescer. Em 2004, a empresária foi intitulada especialista em manipulação alopática pela Anfarmag. Seu maior desafio foi a sua aproximação à classe médica da região. “Foi por meio de material científico, contendo embasamento bibliográfico que eu conquistei a confiança deles, no sentido de prescreverem medicamentos manipulados”.

Em 2012, a Flor do Juá recebeu o Prêmio MPE Brasil na categoria Comércio, por sua atuação no mercado varejista. No ano seguinte, veio o reconhecimento com o MPE Brasil, no quesito Gestão no estado do Ceará. Com isso, seu estabelecimento passou para o grupo seleto de farmácias premiadas.

Newsletter

Fique por dentro
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ao informar seus dados, você concordo com a  Política de Privacidade e em receber nossas comunicações.