Data: 15 e 16 de dezembro de 2018

Horario: 8h às 18h

Local: NUTRE BRASIL – Av. Sen. Salgado Filho, 2021 – Lagoa Nova, Natal – RN

Ministrante: Profa. MSc. Maria da Paz F. do Nascimento

Objetivo:
O Curso de Fitoterapia Brasileira tem como objetivo geral oferecer aos profissionais e estudantes de graduação da área da saúde, conhecimento de fitoterapia, para que possam garantir à “população brasileira usuária” o acesso seguro e legal no uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável e correto da biodiversidade.

  Tem por objetivos específicos de:

a) Diferenciar fitoterapia, fitoterápico, plantas medicinais e plantas tóxicas.
b) Conhecer as plantas medicinais mais usadas avaliando sua eficácia, qualidade, segurança, efeitos terapêuticos e adversos, princípios ativos e suas aplicações clínicas de acordo com a legislação vigente..
c) Ampliar as opções terapêuticas com garantia de acesso às plantas medicinais com segurança, eficácia e qualidade.
d) Compreender o impacto das resoluções governamentais da política nacional do Sistema Único de Saúde e recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre a fitoterapia no âmbito sanitário, bem como as novas regras de prescrição e seus Decretos.
e) Relacionar a etnobotânica e etnofarmacologia com a real eficácia e os fatores de risco da utilização indiscriminada das plantas medicinais e fitoterápicos.

 Apresentar como os medicamentos fitoterápicos são usados em várias culturas. Discutir sobre como a Pesquisa e investigação científica têm mostrado a importância desta classe de medicamentos. O uso adequado dos fitoterápicos por profissionais prescritores da área da saúde traz benefícios aos pacientes, pois a utilização da dose terapêutica, o conhecimento da ação farmacológica, dos efeitos colaterais e tóxicos desta classe de produtos é fator fundamental para sua correta utilização, com os efeitos esperados.

Público-alvo:
Este curso destina–se aos profissionais da área da Saúde que prescrevem medicamentos fitoterápicos: Nutricionistas, Médicos, Odontólogos, Fisioterapeutas e Veterinários. Aos Farmacêuticos para a Atenção Farmacêutica e no acompanhamento farmacoterápico, aos Enfermeiros para conhecer a correta utilização desta classe de medicamentos. Biomédicos e Biólogos com interesse no assunto.

Programa:

  1- Introdução a Fitoterapia brasileira
2- Botânica Aplicada e Grupos de Substâncias Químicas Vegetais (quimiotaxonomia)
3-  Farmacognosia, Princípios Ativos Vegetais e Tecnologia
4- Estudo e Controle de Qualidade de Plantas Medicinais
5- Pesquisa e Desenvolvimento de Fitoterápicos
6- Fitoterapia no SUS e programas governamentais
7- Legislação de Prescrição
8- interação medicamentosa envolvendo Fitoterápicos

 Cronograma:
Aulas: durante um final de semana:
– Sábado: das 8h às 18h.
– Domingo: das 8h às 18h.
Duração: 2 dias

Carga horária: 20 horas

Certificação:

Certificado será emitido para os inscritos que cumprirem a carga horária com distinção em duas categorias, estudante e profissional. A emissão será dada através da Instituição ESPAÇO TERAPÊUTICO DE TERESÓPOLIS coordenada pelo Prof JEAN RODRIGUES da Cidade de Teresópolis-RJ.

ASSOCIADO ANFARMAG TEM 30% DE DESCONTO APRESENTANDO COMPROVANTE DE ASSOCIADO E MAIS ISENÇÃO DE INSCRIÇÃO SE TROUXER OUTRO PROFISSIONAL.

Inscrições: cursoslivresmarianascimento@gmail.com

(pagamentos poderão ser efetuados tanto como depósito bancário ou através de cartão de débito ou crédito.)

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.