Data: 1 e 2 de abril de 2016

Horário: das 16h às 19h e das 8h às 17h

Local: Av. Nossa Senhora da Penha, 1495 – 11º andar – Auditório – Torre A | Ed. Corporate Center | Vitória – ES

Ministrante: Luiz Everardo Muezerie

Cursos:
1. Gestão de Indicadores na Farmácia

Objetivo:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre como implantar e utilizar indicadores de gestão para a Farmácia Magistral

Carga Horária:
180 minutos

Conteúdo Proposto:
•    Introdução e Objetivos
•    O Ciclo de Gestão na Farmácia Magistral
•    Planejamento: conceito e tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) e sua importância para a gestão de indicadores
•    Como Estabelecer Objetivos e metas e definir as métricas de monitoramento (Indicadores de desempenho)
•    Sistemas de Informações: conceito e ferramentas para tomada de decisão
•    Importância do uso de indicadores na gestão de um negócio e como selecioná-los
•    Que aspectos devem ser considerados quando da implantação dos indicadores:
     o    Relação de causa e efeito 
     o    Requisitos para definir as metas
•    Tipos de Indicadores:
     o    Estratégicos
     o    Econômico financeiros
     o    Clientes e Mercado
     o    Gestão de RH
     o    Gestão de Processos: qualidade, produtividade, capacidade 
     o    Gestão de Suprimentos e Fornecedores
•    Como acompanhar e avaliar os indicadores de desempenho:
     o    Reuniões regulares (semanais, diárias)
     o    Análise de relatórios e definição de ações

2. Gerenciamento de Custos Fixos e Variáveis para Redução de Despesas

Objetivos:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre a gestão de custos fixos e variáveis.
• Orientar os participantes na correta aplicação dos conceitos sobre gestão de custos para a redução das despesas na farmácia

Carga Horária:
180 minutos

Conteúdo Proposto:
•    Introdução e Objetivos
•    O Ciclo de Gerenciamento: PERA
•    Visão Geral da Empresa Varejista:
     o    Gestão de custos na Farmácia
•    Conceito de custo e despesa:
     o    Custo fixo e variável
     o    Identificando e calculando os custos
     o    Como controlar os custos
     o    Identificando e calculando as despesas
     o    Como controlar as despesas
•    Margem de Contribuição
•    Ponto de Equilíbrio
•    Ciclo Operacional
•    Ciclo de Caixa
•    Estrutura de Resultados

3. Planejamento de Compras e Estoques

Objetivos:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre o planejamento de compras de matérias primas e insumos e a correta gestão dos estoques

Carga Horária:
180 minutos

Conteúdo Proposto:
•    Introdução e Objetivos
•    O Ciclo de Gerenciamento: PERA
•    Visão Geral da Empresa Varejista
•    O que é Gestão de Estoques e sua importância para a farmácia:
     o    Giro de estoque
     o    Cobertura de estoque
     o    Nível de serviços ao cliente
•    Administração de Materiais:
     o    Planejamento de compras
•    Serviços de Compra: Fluxo e formas de controle:
     o    Codificação dos materiais
     o    Cadastro de fornecedores
     o    Requisição de compra
     o    Ficha de Produto
•    Cuidados ao Receber:
     o    Controles quantitativo e qualitativo
•    Inventários
     o    Tipos e métodos
•    Técnicas de Gestão de Estoques:
     o    Ponto de Reposição ou estoque mínimo
     o    Estoques para Demanda (quantidade fixa e período variável)
     o    Reposição periódica
     o    Just in Time
     
o    Curva ABC

Ministrante:
Luiz Everardo Muezerie

• Sociólogo formado pela UNICAMP, EM 1983.
• Especialização em Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Riviere).
• É palestrante em congressos na(s) área(s) de Recursos humanos e Gestão Empresarial. Lecionou no Instituto Racine, nos cursos de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia Farmacêutica na disciplina de Gestão de Pessoas. Professor da Disciplina de Planejamento Estratégico no Programa Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Federação das Associações Venetas do Estado de São Paulo, em parceria com a FASM – Faculdade Santa Marcelina. 
• Possui artigos publicados em revistas especializadas do segmento farmacêutico.
• Atuante no segmento farmacêutico desde 1997. 
• 
Trajetória profissional de mais 25 anos em Empresas Nacionais e Multinacionais de porte (American Express, Antarctica, Comercial Gentil Moreira – Casa Moreira, NACCO Materials Handling Group, SENAC, VBMC Consultores) como executivo e consultor nas áreas de Gestão Empresarial e Recursos Humanos.
• Atualmente é Sócio Diretor da MF Soluções Empresariais, onde atua em Projetos de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Renovação Organizacional e Gestão de Mudanças, tendo desenvolvido e implantado mais de trinta projetos para os mais diferentes segmentos de mercado, inclusive a indústria farmacêutica.

Investimento:
Associados: R$ 200,00
Não associados: R$ 300,00
*a segunda inscrição de um mesmo CNPJ tem 20% de desconto, a partir da terceira tem 30% de desconto

Inscrições:
Telefone: (27) 3235-7401
Email: anfarmag.es@anfarmag.org.br

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.