Inbound Marketing para farmácias de manipulação: como usar as estratégias de conteúdo para gerar mais vendas?

A sua farmácia de manipulação marca presença em todos os lugares onde o público-alvo dela está? Como anda a sua visibilidade e atuação digital? Não basta estar na internet; é preciso se destacar entre uma infinidade de conteúdos, chamar a atenção do público e sair na frente dos concorrentes com a adoção de um conjunto de estratégias que chamamos de Inbound Marketing ou Marketing de Atração.

O Inbound Marketing para farmácias de manipulação é um dos principais braços do marketing digital e tem como uma de suas estratégias mais efetivas o marketing de conteúdo. Quando a metodologia é bem executada, o conteúdo atrativo é capaz de potencializar as vendas — on-line e off-line — da farmácia.

Essa metodologia é ancorada em quatro pilares ou etapas:

  • Atração: por meio de conteúdo relevante, o Inbound atrai visitantes interessados no negócio ou no conteúdo disponibilizado no seu site, blog, rede social ou outra plataforma on-line. É muito comum que empresas e marcas criem conteúdos informativos atrativos para um maior número de visitantes que, muitas vezes, chegam até a página por meio de pesquisas em sites de buscas.
  • Conversão: nessa fase, o interessante é transformar os visitantes — já habituados com o seu conteúdo — em leads, aproximando-os ainda mais da farmácia de manipulação e do mercado magistral, a fim de transformá-los em potenciais clientes.
  • Vendas: depois de muito consumir o conteúdo e conhecer a farmácia, o seu lead se mostrou interessado nos produtos oferecidos pelo seu estabelecimento. Chegou o momento de oferecer a melhor solução para ele, fechar a venda e contabilizar mais um cliente.
  • Encantamento: quando um lead efetiva a compra, ele se transforma em cliente, e o relacionamento dele com a sua farmácia de manipulação não deve parar por aí. Além de oferecer suporte pós-venda, é importante manter o encantamento com outras estratégias, como o envio de materiais de interesse. No entanto, lembre-se que, com a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) recém-sancionada, o contato ativo com clientes e prospects só deve ser realizado com autorização prévia.

Gerando fluxo para impulsionar vendas

Assuntos relacionados à saúde, bem-estar e qualidade de vida estão sempre entre os mais pesquisados no Brasil, segundo o Google Trends. Após a pandemia, o interesse aumentou ainda mais. Produzir conteúdo relevante e de qualidade sobre esses temas para blogs, sites e outras plataformas tem sido uma importante estratégia para aumentar o fluxo nessas páginas, de modo a qualificar leads para que se tornem consumidores dos produtos e serviços oferecidos pelas farmácias.

Investir nas estratégias de Inbound Marketing para farmácias de manipulação proporciona uma série de benefícios para o negócio:

  • Gera uma métrica importante conhecida como brand awareness (consciência de marca). Ao serem atraídos para o conteúdo produzido e compartilharem com as redes deles, os leads contribuem para que um volume cada vez maior de pessoas reconheça sua marca e os produtos que sua farmácia oferece. Além disso, eles tendem a se tornar clientes de marcas que são familiares ou que já lhes ajudaram/orientaram com o conteúdo.
  • Educa o mercado, quando o público-alvo não entende muito bem o tipo de produto e serviço segmento magistral. Por isso, os conteúdos devem ter um viés educativo, respondendo às dúvidas dos leads, explicando a importância e as particularidades do mercado de medicamentos manipulados, além de ensinar outros pontos que os possíveis clientes precisam saber para tomar a decisão de compra.
  • A última etapa do processo do Inbound Marketing diz respeito às vendas geradas, a partir do momento em que o lead encontra-se preparado para a tomada de decisão de compra e se transforma em cliente.

Inbound Marketing para farmácias de manipulação associadas

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) tem investido no Inbound Marketing para farmácias de manipulação como estratégia de comunicação e de divulgação do mercado magistral. Por isso, a associação criou o Saúde Individualizada, um site elaborado para informar a população e gerar fluxo de clientes para as farmácias de manipulação associadas. Os consumidores são atraídos por conteúdos relevantes disponíveis no Info Saúde, uma das abas do site Saúde Individualizada. O Info Saúde é um canal de informação que tem como objetivo divulgar os benefícios da saúde individualizada e propagar sua experimentação. Os assuntos abordados trazem uma variedade de soluções e formulações terapêuticas que podem ser elaboradas por meio das farmácias de manipulação, respeitando sempre as particularidades de cada paciente e tratamento.

Além do conteúdo informativo, o site oferece a aba Encontre sua farmácia. Nela, o consumidor faz uma busca pelo CEP ou geolocalização para encontrar o estabelecimento mais próximo. Além da localização e endereço, o consumidor também tem acesso a uma plataforma de envio de mensagens ou pedido de orçamento de fórmula diretamente à farmácia escolhida.  Dentro da metodologia de Inbound Marketing, essa funcionalidade tem como objetivo contribuir para as etapas de conversão e de vendas.

Para fazer parte do banco de dados do site Saúde Individualizada, a farmácia deve ser associada da Anfarmag e acessar o painel administrativo da plataforma. Assim que estiver cadastrada, a farmácia já estará disponível nas buscas por CEP e geolocalização e apta para receber mensagens, pedidos de orçamento, informações e orientações dos novos clientes.  O contato posterior é feito de forma independente pela farmácia de manipulação, por e-mail, telefone ou WhatsApp. Não se esqueça: é o momento do encantamento, ou seja, de oferecer uma experiência inesquecível para o seu cliente.

Mais soluções para a gestão da sua farmácia

A Anfamarg também oferece benefícios à Gestão do Negócio, capacitação de pessoas e soluções diversas para o dia a dia da farmácia e do farmacêutico magistral.  Os detalhes sobre todos os serviços exclusivos para os associados estão disponíveis no site da Associação. As farmácias de manipulação que ainda não contam com a rede de vantagens podem se tornar associadas acessando a página de inscrição ou entrando em contato pelo telefone 4003-9019 ou WhatsApp (11) 97554-0423.

 

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.