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Layout de loja 6 passos para deixar a sua farmácia mais atrativa para o cliente
08/12/2022 Blog

Layout de loja: 6 passos para deixar a sua farmácia mais atrativa para o cliente

Considerando que as farmácias de manipulação devem seguir normas rigorosas de exposição de produtos, como atrair um cliente para o interior da sua farmácia?

A necessidade, o preço, a qualidade dos serviços e o atendimento diferenciado são pontos importantes, mas ainda falta a “cereja do bolo” para que a experiência do consumidor seja completa e inesquecível: um bom layout de loja. Mesmo com o desafio da exposição de produtos.

Com as comodidades proporcionadas pelas vendas on-line ou pelos serviços de tele-entrega, principalmente após a pandemia, estabelecimentos de diferentes setores têm acompanhado uma queda no volume de pessoas circulando em suas lojas físicas. Neste cenário, um bom layout é uma ferramenta fundamental para o sucesso de sua farmácia de manipulação, afinal, quando aplicado estrategicamente, ele é capaz de atrair novos e antigos clientes para o espaço físico, estimulando o cliente a entrar e a se sentir confortável  no local.

Mas afinal, o que é um layout?

O layout de loja para farmácias diz respeito à utilização dos espaços disponíveis, ou seja, a maneira como os elementos físicos (móveis, produtos, balcões, etc) são distribuídos no local. O uso estratégico do layout deve considerar pontos essenciais, como:

  • Facilidade de acesso e circulação dos consumidores
  • Comodidade para clientes e funcionários
  • Locais para atendimento e pagamento bem definidos

Além dos impactos positivos nas vendas, o bom layout de farmácia também contribui para otimizar a rotina dos colaboradores, agilizando fluxos de trabalho e gerando mais produtividade e performance para toda a equipe.

6 pontos estratégicos para deixar o layout da sua farmácia mais criativo e eficiente 

Pense bem: se você fosse um cliente, entraria na sua farmácia? Ela está atrativa para o público-alvo? Confira algumas estratégias para elaborar um bom layout de farmácia.

  • Identifique e classifique o seu público-alvo

O primeiro passo para elaborar um bom layout de farmácia é entender o perfil do seu cliente (características, classe social, faixa-etária, estilo de vida, comportamento, etc). Lembre-se de que você não vende para todo mundo. Ao determinar os públicos-alvo, fica mais fácil visualizar quais as principais necessidades de cada um deles. Por exemplo: se a sua farmácia atende muitos idosos, é importante pensar num layout que contemple condições de acessibilidade e locais disponíveis para eles se sentarem enquanto esperam por atendimento ou são atendidos.

Se o local costuma receber muitas famílias com crianças, talvez seja interessante separar um espaço para os pequenos se distraírem (uma mesinha com giz de cera e papel para colorir, por exemplo). Importante pensar também em adaptar o espaço para pessoas com deficiência.

  • Pense em um cenário aconchegante

O cenário envolve e encanta o cliente por meio de experiencias sensoriais. A começar pela escolha do tipo de mobiliário: os designs mais modernos passam a ideia de uma farmácia inovadora; designs mais clássicos ou retrôs podem representar um estabelecimento que preza pela tradição. A escolha vai depender do conceito da sua farmácia de manipulação, ou seja, quais ideias que você gostaria que a sua marca transmitisse para as pessoas?

Outro item essencial para o cenário é a iluminação geral, que valoriza o ambiente e pode ser acompanhada de uma iluminação dirigida, como led no balcão e luzes decorativas. Importante avaliar se o tipo de iluminação não irá impactar na qualidade dos produtos e embalagens que podem ser expostos no ambiente.

Odores agradáveis também são bem-vindos. Avalie a necessidade de contemplar no layout a implantação de dispenser de essências naturais. Outro ponto importante é a instalação de um sistema de climatização para garantir uma temperatura agradável seja qual for o clima do lado de fora.

  • Agregue novos serviços

Aposte no design inovador e na criatividade para atrair e manter o cliente por mais tempo em sua loja. O que agregaria valor no layout da sua farmácia?  Quais serviços ou funcionalidades que a maioria dos estabelecimentos ainda não oferece e que seria um diferencial na sua farmácia? Alguns exemplos:

– Wifi grátis.

– Tomadas e entradas USB para carregar celulares e outros eletrônicos.

– Terminais de autoatendimento e totens digitais.

– Telas em led com filmes institucionais e notícias rápidas.

  • Conte histórias

Você já ouviu falar em storyteling? Trata-se de uma estratégia narrativa em torno de um produto ou marca na intenção de agregar ainda mais valor. A arte de contar histórias cria conexão com o cliente por meio de empatia e engajamento e sentimentos de desejo, admiração e identificação. Uma forma de utilizar o storytelling é decorando o ambiente com fotos e outros registros para contar a história da farmácia, do setor magistral, da cidade onde a loja está instalada, etc.

  • Dedique um espaço para relaxamento

Uma outra forma de chamar a atenção do cliente é proporcionar a ele uma “área de descompressão” com cadeiras confortáveis e espaço para pequenos eventos como, massagem rápida ou meditação. Faça deste e de outros ambientes da farmácia “locais instagramáveis”, ou seja, ofereça uma decoração bonita (jardins verticais, quadros etc.) para que os clientes tenham vontade de tirar fotos e postar nas redes sociais. Além da permanência deles no interior da farmácia, o seu negócio também tem chances de conquistar uma divulgação espontânea na internet.

  • Planeje tudo e conte com ajuda profissional

Não faça mudanças no ambiente sem planejamento e sem objetivo. Se possível, conte com ajuda especializada, como arquitetos e designers de interiores ou engenheiros, em caso de reformas na infraestrutura. 

Existe momento certo para trocar o layout?

O layout de farmácia é apenas uma das várias ferramentas que podem ser implantadas para impulsionar as suas vendas e o sucesso da sua farmácia. Se a análise de cenário de mercado e de seu faturamento indica que é preciso lançar mão de estratégicas para aumentar as vendas, talvez seja, sim, a hora para revisar o layout.

O tamanho da mudança do layout dependerá dos seus objetivos e do investimento que você esteja disposto a fazer nesse processo.

Faça testes A/B. O que é isso?

Ao escolher um layout de farmácia é necessário entender que essa proposta não deve ser permanente, pois ela está sujeita a testes comparativos – chamados testes A/B. Você pode acompanhar o desempenho da sua farmácia por 6 meses ou um ano com o layout A e, depois, fazer ajustes (layout B) e testá-los num mesmo período do anterior. Compare os resultados:

  –  O número de vendas foi maior durante o teste A ou teste B?

   – Quais os produtos tiveram maior saída durante cada teste?

 O teste vai ajudar você a entender a interação do seu público com o layout da sua loja e a dinâmica que melhor funciona.

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