Muitos medicamentos podem ser administrados na forma de gotas, que são preparações farmacêuticas líquidas na forma de solução ou suspensão aquosa ou oleosa. Podem também ser administrados na forma de sprays cujos jatos são calculados em função da dose posológica que se quer administrar. A vantagem é administrar ativos em doses específicas, podendo ser por via oral (previamente diluídos em água ou outras bebidas compatíveis) ou sublingual com possibilidade da adição de flavorizantes que aumentem a adesão ao tratamento.

Nesse tipo de preparação, os ativos são mais rapidamente absorvidos pelo trato gastrointestinal que quando veiculados em cápsulas ou outras formas sólidas, sendo indicada para pacientes que apresentam dificuldades de deglutição como crianças e idosos. É fundamental a calibração do conta-gotas, do frasco gotejador ou do dispositivo spray para adequação da dose ao número de gotas ou de jatos. A calibração deve considerar a densidade do veículo no qual a fórmula será dispensada.

Para orientar sobre a calibração de conta-gotas e frascos spray, a Anfarmag preparou o terceiro informe da série sobre preparações orais líquidas, com o passo a passo da calibração desses tipos de dispositivos.

Faça download do informe “Calibração de dispositivos conta-gotas e spray”.

 

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

Telefone: 4003-9019
E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
Whatsapp: (11) 97554-0423

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.