Compartilhar
Facebook
Twitter
Campanha Fevereiro Roxo e Laranja
09/02/2021

A cor roxa foi escolhida para simbolizar o combate ao Lúpus, à Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer, três doenças que não têm cura e que podem progredir impactando seriamente o bem-estar e a saúde dos pacientes. Apesar disso, quando diagnosticadas e cuidadas precocemente, é possível viver muitos anos e com qualidade de vida. 

Em 2005 foi criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano em 4 de fevereiro. Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Um dos tipos mais graves é a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Já a campanha Fevereiro Laranja visa conscientizar a população sobre a importância de se atentar para os sintomas relacionados à leucemia, cuja estimativa do INCA é de mais de 10 mil novos casos ao ano, sendo o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. O tratamento para leucemia pode ser complexo, dependendo do tipo de leucemia e outros fatores. No entanto, existem estratégias e recursos que podem ajudar a vencer a doença e tornar o desafio bem-sucedido.


A Anfarmag preparou um material para que você possa usar nas redes sociais e na farmácia.