Compartilhar
Facebook
Twitter
Compras coletivas: como o conceito pode ser um aliado no dia a dia de uma farmácia de manipulação?
13/05/2021

 Compras coletivas: como o conceito pode ser um aliado no dia a dia de uma farmácia de manipulação?

As compras coletivas se tornaram um dos modelos de negócio de maior sucesso do e-commerce no país desde os anos 2010. Reunidos em plataformas digitais, consumidores se agrupam em busca dos melhores preços, e empresas esperam pelo momento certo para divulgar as melhores promoções. Passado o boom das compras coletivas, os sites que oferecem esse serviço se reinventaram e aprimoraram o formato do negócio, mas sem deixar o conceito de lado. Alguns expandiram suas plataformas para a prática de marketplace, outros aderiram ao clube de compras, uma atividade coletiva que reúne clientes e fornecedores.  

É possível aplicar o conceito para negociações entre empresas, inclusive ao negócio magistral? A resposta é sim. As compras coletivas já são realidade de muitos segmentos e, mais recentemente, se tornaram uma importante aliada no dia a dia das farmácias de manipulação. Antes mesmo do sucesso das plataformas no varejo, muitas empresas de diferentes setores já realizavam compras coletivas. Essa prática é bastante comum em mercados como o da agricultura, e é conhecida como “pool de compras”.  Obter insumos pelo menor preço do mercado, ter maior poder de barganha e economizar no frete são alguns dos benefícios que as empresas procuram nas compras coletivas. Esse modelo se tornou ainda mais necessário em tempos de recessão econômica global, como a em que vivemos atualmente e que tem impactado na alta do combustível e dos preços das matérias-primas.  

Vantagens para o negócio magistral 

 

A natureza da atividade especializada e individualizada das farmácias de manipulação faz com que o custo da matéria-prima seja mais elevado do que em outros setores, uma vez que esses insumos são comprados em volumes reduzidos. Com a pandemia de Covid-19, o mercado viu os preços desses produtos apresentarem variação expressiva de acordo com a disponibilidade dos fabricantes e dos fornecedores. Isso quer dizer que, em mais de um ano, as farmácias sofreram os impactos econômicos do processo inflacionário desses insumos quando houve um aumento repentino nos preços das matérias-primas.  

Além disso, existem inúmeros produtos de consumo do dia a dia da farmácia que representam custo significativo para a operação. São exemplos: luvas, sacolas, envelopes de delivery e utensílios para o laboratório. Porém, como se trata de estabelecimentos de pequeno porte em sua maioria, conforme publicado pelo Panorama Setorial Anfarmag, existe uma dificuldade de negociação de preços quando a compra é realizada individualmente por cada empresa. Esse cenário, no entanto, muda quando as elas se unem para realizar a compra de um volume maior.   

Por isso, mais do que nunca, aderir às compras coletivas é uma alternativa para que as farmácias de manipulação encontrem fornecedores que pratiquem os melhores preços e façam negócios com eles. Conheça alguns dos principais benefícios desse modelo comercial e como essa modalidade pode impactar positivamente as finanças da sua farmácia de manipulação e fortalecer toda a cadeira do mercado magistral.  

  • Redução de preço: o grupo de farmácias passa a comprar diretamente do fornecedor ou fabricante a partir de uma negociação vantajosa, impactando no valor final do produto de consumo. 
  • Ofertas 24h: o comprador possa fazer suas compras a toda hora do dia e de qualquer dispositivo com internet.   
  • Condições especiais de frete: outro fator que vai contribuir na redução do preço final da compra – e otimizar a entrega – é o frete, que, em alguns casos, também entra na negociação coletiva, reduzindo as despesas de logística.  
  • Exposição para o fornecedor: as compras coletivas são uma vitrine para que fabricantes e fornecedores aumentem a exposição de seus produtos e serviços a milhares de compradores e ampliem suas vendas sem que precisem investir muito em uma plataforma de e-commerce. Assim, é uma relação benéfica para todos os envolvidos. 
  • Fortalece o mercado de farmácias: as compras coletivas permitem que os grupos de farmácias e fornecedores possam criar uma rede de compartilhamento de informações e de experiências, criando possibilidades de benchmarking, aumentando a cartela de clientes dos vendedores, aprimorando as soluções oferecidas e fortalecendo assim o mercado magistral. 
     

Adote a prática em sua farmácia de manipulação 

 

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) oferece às suas mais de sete mil farmácias de manipulação filiada em todo o país uma série de benefícios para serem aplicados na gestão do negócio. Entre essas vantagens está a oferta gratuita de ferramentas e facilidades que irão auxiliar o empreendedor a conduzir melhor as partes financeiras e administrativas de sua farmácia. O aplicativo Anfarmag é um exemplo disso. Uma de suas funcionalidades são as Compras Coletivas, serviço que reúne farmácias de manipulação e fornecedores qualificados de todo o Brasil interessados em fechar as melhores oportunidades de vendas. 

A dinâmica do app permite que os usuários sejam beneficiados por descontos progressivos, ou seja, quanto maior o volume de vendas, maior a economia. Os fornecedores que atendem todo o território nacional negociam os preços e as farmácias cadastradas podem acompanhar as negociações e combinar o frete e a entrega com os vendedores. O serviço é exclusivo para associados Anfarmag. Para participar das compras coletivas, basta fazer o download do app Anfarmag e acompanhar as ofertas que são atualizadas diariamente. 

Saiba como fazer parte e ter acesso à rede de benefícios acessando o site ou entrando em contato pelo telefone 4003-9019 ou WhatsApp (11) 97554-0423.