Recentemente a Gerência de Inspeção da Anvisa alertou sobre novos estudos de contaminação de medicamentos com nitrosaminas (compostos classificados como mutagênicos e carcinogênicos), como no caso de preparações a base de cloridrato de ranitidina.

Como decorrência desse alerta, a Anvisa informou que o órgão passará a avaliar e estabelecer limites de aceitação para nitrosaminas, seguindo a mesma política de diversas agências reguladoras de medicamentos no mundo.

Dessa forma, por solicitação da Anvisa à Anfarmag, informamos aos associados que, nos próximos dias, a agência adotará medida cautelar para suspender o uso de cloridrato de ranitidina em todas as esferas: indústria, fracionamento, distribuição e manipulação, até que se comprovem os requisitos de segurança em relação ao insumo.

Recomenda-se que o farmacêutico avalie e decida sobre a identificação e segregação de todos os lotes em seu estoque.

Tão logo o órgão publique essa medida cautelar voltaremos a informar os associados.

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019

• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br

• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida