Compartilhar
Facebook
Twitter
Farmácias magistrais e as vantagens de se associar à Anfarmag
17/05/2021

Farmácias magistrais e as vantagens de se associar à Anfarmag

A história da Anfarmag está fortemente correlacionada à história das farmácias magistrais, ou como são mais conhecidas, farmácias de manipulação. A fundação da Anfarmag coincide com a retomada das atividades do setor, ocorreu a partir da década de 1980. Nesse período, as farmácias magistrais ressurgiram oferecendo as melhores soluções de medicações personalizadas e sob medida a médicos e seus pacientes. O profissional farmacêutico também reconquistou o seu protagonismo no mercado. 

 Em 1986, um grupo de farmacêuticos proprietários de farmácias de manipulação criou a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) com o objetivo de valorizar a instituição farmacêutica. Ao longo dos anos, a Anfarmag tem liderado a consolidação e  ampliação do setor, trabalhando pela sustentabilidade técnica, política, econômica e social da atividade magistral no Brasil.  

 Hoje, a organização está presente em diversas regionais distribuídas por todo o território brasileiro, contemplando mais de sete mil associados entre pessoas físicas e jurídicas. A Anfarmag é cada vez mais uma parceira importante no dia a dia da farmácia magistral e do empresário farmacêutico. Além da referência e representação política e social, oferece aos associados uma série de facilidades e benefícios exclusivos para favorecer a realização de negócios.  Confira a seguir. 

Vantagens para as farmácias de manipulação associadas à Anfarmag 

 

Os benefícios oferecidos aos associados da Anfarmag são divididos em quatro pilares: gestão do negócio, gestão da qualidade, aprimoramento e facilidades do dia a dia.  

Gestão do negócio 

 

Este pilar contempla ferramentas e facilidades que irão auxiliar o empreendedor a conduzir melhor as partes financeiras e administrativas da sua farmácia.  Saiba mais a seguir. 

  • Desconto em taxas de recebíveis 

Os associados da Anfarmag garantem taxas muito abaixo daquelas praticadas no mercado para os recebíveis de cartões de crédito e débito das mais diversas bandeiras. As farmácias que fazem uso do benefício chegam a economizar mensalmente até 70% com os descontos em taxas com as maquininhas das redes conveniadas (Bin, Getnet, Santander e PagSeguro).  

  • Conciliações de cartões 

Um dos benefícios para as farmácias de manipulação associadas é o acesso facilitado e com desconto ao serviço de conciliação de pagamento. A Anfarmag tem convênio com suas empresas que oferecem esse benefício: Concil e Conciliadora. Numa só ferramenta, é possível controlar as vendas, gerenciar o negócio e planejar investimentos, evitando contratempos. No painel dessas plataformas, o usuário consulta os valores a receber, contas a pagar, fluxo e controle de caixa. As ferramentas auxiliam, ainda, na eficiência operacional do negócio, indicando as melhores oportunidades para reduzir custos e aumentar a lucratividade.  

  • Venda segura à distância 

Em parceria com a plataforma de pagamento online PayLink, as farmácias de manipulação podem atuar no e-commerce de forma ágil e segura. As vendas são realizadas por meio de cartão de crédito, sem necessidade de integração com outros aplicativos ou cadastro do usuário na Paylink. O sistema de segurança reduz o risco de contestações dos pagamentos e impacta na eficiência na compensação do crédito em tempo real na conta do vendedor.   

  • Valida Magistral 

Os associados da Anfarmag também têm acesso com desconto exclusivo ao Valida Magistral. Essa é a única plataforma desenvolvida especialmente para as especificidades de verificação da prescrição de medicamentos manipulados. A plataforma está preparada para a validação de prescrições eletrônicas geradas pelos médicos em quaisquer outros sistemas, garantindo mais praticidade e segurança à farmácia.  

  • Panorama Setorial Anfarmag 

A cada dois anos, a Anfamag atualiza sua série história de dados socioeconômicos do setor de farmácias de manipulação a partir de análises de informações coletadas das bases de dados da Receita Federal e Ministério do Trabalho. O estudo tem como objetivo fazer um panorama do mercado das farmácias de manipulação dentro dos recortes do desempenho do setor nos últimos. Panorama Setorial de 2020, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apontou um crescimento do setor de 6% em relação aos anos anteriores. O documento na íntegra, bem como as versões anteriores da pesquisa, está disponível para download. 

  • Aconselhamento contábil, tributário e jurídico 

A Anfarmag oferece aconselhamento contábil e tributário gratuito com o objetivo de dar suporte à operação das farmácias de manipulação associadas. Outro tipo de orientação disponível sem custo adicional para os associados é o aconselhamento jurídico, para requerimento de liminares para exercício de atividades, questionamentos trabalhistas, ações judiciais etc. Para agendar um atendimento, basta abrir um chamado na Área do Associado > Abrir um Chamado.  

  • Compras coletivas 

Com o objetivo de realizar negociações vantajosas para as farmácias associadas à Anfarmag, a associação promove as compras coletivas. Um time de compradores busca oportunidades de produtos de consumo, tecnologia, equipamentos, materiais descartáveis e outros produtos que possam ser de interesse das farmácias associadas. Como nessas negociações o fornecedor realiza a venda para diversas farmácias de uma só vez, aumenta o volume do negócio e é possível conquistar preços muito mais competitivos. As ofertas em vigor ficam disponíveis no o App Anfarmag e são atualizadas diariamente.  

 

Gestão da qualidade 

 

Asssociados Anfarmag têm direito a ferramentas que facilitam os processos e as rotinas da farmácia. Confira! 

  • Programa Nacional de Qualificação de Fornecedores 

Auditar fornecedores é uma tarefa que demanda muito tempo e tem alto custo. No entanto, os beneficiários da Anfarmag têm acesso a relatórios gratuitos para a montagem deste processo de qualificação.   

  • Controle de Qualidade de Insumos e Produtos 

As farmácias associadas têm acesso a esse programa exclusivo que oferece vantagens como: simulação de orçamento junto a laboratórios credenciados; 

  • negociação de preços; 
  • cronograma de envio anual de amostras; 
  • impressão de certificados; 
  • checagem prévia de amostra por meio do Sistema Anfarmag.  
  • Agenda Anual da Gestão da Qualidade 

As farmácias de manipulação associadas têm acesso a uma agenda exclusiva com todos os compromissos regulatórios anuais, como vistorias, certificados, auditorias e outros processos previstos na legislação.  

  • Fluxogramas técnicos e regulatórios 

Outro benefício é a disponibilidade de uma série de fluxogramas para aprimorar os processos internos da farmácia. Esse documentos podem ser baixados a qualquer momento pela Área do Associado. 

  • Fichas de insumos farmacêuticos ativos e fitoterápicos 

Também estão disponíveis na Área do Associado mais de 1.200 fichas de referência de insumos farmacêuticos ativos e fitoterápicos. Para cada uma delas também é possível realizar o download de uma ficha de especificação de compras de insumos. Assim, fica muito mais fácil e seguro realizar a aquisição correta de matérias-primas farmacêuticas ativas e fitoterápicas.  =

  • Autoinspeção orientada 

Programa de Autoinspeção Orientada torna este trabalho, que é uma obrigação legal, em um momento estratégico. Durante a visita, um profissional capacitado apoia a farmácia na avaliação do seu gerenciamento e na execução de seus processos, apontando pontos de melhoria.   

  • Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM) 

Trata-se de um sistema informatizado que gera dados sobre o setor magistral por meio de ferramentas combinadas de gerenciamento do controle de qualidade interno e externo, autoinspeções e treinamentos.  

 

Aprimoramento 

 

Neste pilar, são oferecidos conteúdos educativos para o crescimento do profissional. Consequentemente, é possível agregar inteligência estratégica ao negócio. Conheça os benefícios. 

  • Educação Continuada Presencial 

Programa de Educação Continuada da Anfarmag oferece treinamentos e capacitações para empresários, farmacêuticos e funcionários de diferentes setores da farmácia magistral. Quando é possível realizar eventos presenciais, o Programa é oferecido a todas as regionais da associação, tanto nas capitais, quanto no interior do país. Atualmente, com a pandemia de COVID-19, a programação vem sendo realizada de forma virtual por meio do evento online Arena Magistral. Acompanhe a programação e participe!  

  • Educação Continuada Online 

Todos os associados têm acesso gratuito e irrestrito aos mais de 160 treinamentos online que estão disponíveis na Área do Associado. O conteúdo tem como público-alvo toda a equipe da farmácia magistral e engloba temas estratégicos, como farmacotécnica, comercial e boas práticas em farmácia. A Anfarmag também disponibiliza o Manual de Treinamentos, um guia que orienta os gestores na aplicação dos cursos para as suas equipes. 

  • Minivídeos 

As “Dicas e Ideias” são uma série de minivídeos gravados por especialistas do segmento. As produções têm duração de poucos minutos e trazem sugestões práticas sobre o dia a dia envolvendo temas técnicos e gerenciais.  

  • Publicações gerais 

Em nosso site, o associado tem acesso a uma vasta bibliografia de guias, manuais, encartes técnicosformulários e outros documentos elaborados por especialistas de diferentes áreas do setor e com experiência prática. Outra publicação que vale acompanhar é a Revista Anfarmag, com artigos jornalísticos, dicas técnicas e orientações completas sobre fórmulas e preparações.  

  • Facilidades 

O último pilar de benefícios diz respeito à comunicação entre a Anfamarg e seus associados. A entidade disponibiliza canais de interação para que você tenha acesso a uma equipe de especialistas sempre que precisar. 

 O principal exemplo é o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA). Esse serviço gratuito e exclusivo para sócios funciona com um SAC do mercado magistral, preparado para o esclarecimento de dúvidas e soluções de problemas de todas as naturezas, como as questões técnicas e regulatórias. 

 Há também o Espaço Anfamarg, grupo no Facebook para troca de informações entre profissionais do setor.  

 Os beneficiários também têm acesso a dois buscadores para facilitar seu dia a dia: o Buscador de Insumos, que conta com o cadastro de inúmeros fornecedores do setor magistral, e o Buscador de Médicos, que encontra com rapidez os profissionais cadastrados nos conselhos regionais e no programa Mais Médicos. Outras facilidades são os recebimentos de informes eletrônicos por e-mail e a pesquisa eletrônica fácil ao Diário Oficial da União (DOU).  

Como se tornar sócio? 

 

A Anfamarg aceita quatro tipos de associações: 

  • Pessoa física 
  • Pessoa jurídica 
  • Fornecedor 
  • Estudante 

 Se você tem interesse basta acessar o formulário de inscrição ou entrar em contato pelo telefone  4003-9019 ou WhatsApp (11) 97554-0423.