O alendronato de sódio é administrado na forma de sal sódico triidratado, em doses equivalentes ao ácido livre (13 mg de alendronato sódico triidratado são aproximadamente equivalentes a 10 mg de ácido alendrônico anidro livre).

• Prescrição: alendronato sódico …………………….10 mg

As doses utilizadas na literatura não são de alendronato sódico e sim de ácido alendrônico. Por essa razão, deve-se usar o fator de 1,3 e multiplica-lo pela quantidade prescrita (10 mg) para obter a quantidade de alendronato sódico tri-hidratado a ser pesada (13 mg).

Alendronato de sódio

Correção

Referência

Equivalência sal/base

1,3

Peso molecular alendronato sódico triidratado 325,12 / Peso molecular ácido alendrônico base 249,10

Cálculo da correção: além da correção do fator de equivalência, considerar a necessidade de correção da umidade por meio da seguinte expressão:

Quantidade a ser pesada = quantidade prescrita no receituário X fator de equivalência sal/base X fator de correção da umidade X fator de correção do teor X unidades posológicas (número de doses solicitadas na prescrição).

Teor

Correção em relação à base anidra de acordo com o lote adquirido

Não menos que 98% e não mais de 102% de alendronato de sódio.

Clique aqui e saiba mais:

Manual de Equivalência:
Este Manual estabelece o conceito básico que permite o claro entendimento sobre critérios de equivalência de substâncias em suas diferentes formas para obtenção da dose correta do medicamento prescrito.

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.