O pizotifeno é um antamínico caracterizado por seu efeito inibitório polivalente sobre as aminas biogênicas, como a serotonina, a histamina3 e a triptamina. Portanto, é um ativo adequado ao tratamento profilático da enxaqueca4, reduzindo a frequência das crises. Também possui propriedades estimulantes do apetite e é levemente antidepressivo.

Malato de Pizotifeno

Correção

Referência

Equivalência sal/base

Peso molecular Malato de Pizotifeno 429,50 /

Peso molecular Pizotifeno base 295,45

Cálculo da correção

Além da correção do fator de equivalência, considerar a necessidade de correção da umidade e de teor por meio da seguinte expressão:

Quantidade a ser pesada = quantidade prescrita no receituário X fator de equivalência sal/base X fator de correção da umidade X fator de correção do teor X unidades posológicas (número de doses solicitadas na prescrição).

Teor

Correção em relação a base anidra de acordo com o lote adquirido.

Não menos que 98,5% e não mais de 101,5 % de  Pizotifeno em base anidra.

Essa e outras informações estão no Manual de Equivalência Anfarmag – publicação exclusiva e gratuita para associados.

Acesse e baixe em: Área do Associado > Produtos e Serviços >  Publicações > Guias e Manuais > Manual de Equivalência

Manual de Equivalência:
Este Manual estabelece o conceito básico que permite o claro entendimento sobre critérios de equivalência de substâncias em suas diferentes formas para obtenção da dose correta do medicamento prescrito.