No último domingo, 31 de maio, a Anfarmag realizou uma live comandada pela empresária e conselheira ad hoc Andrea Kamizaki, que convidou o público a compartilhar suas experiências de gestão para o enfrentamento da crise causada pelo coronavírus. O objetivo da live era inspirar todos os empresários magistrais com ideias práticas que provaram ser diferenciais importantes.

Elencamos as principais ideias apresentadas pelos participantes:
• Realização de lives
As pessoas estão mais tempo em casa e mais dispostas a consumir conteúdo digital. Nossos empresários provaram que, com criatividade e objetivos bem definidos, podemos conversar com todos os públicos (prescritores, clientes, sociedade em geral), gerando proximidade e engajamento.
• Convide especialistas
Que tal chamar um nutricionista para falar sobre imunidade? Um médico para falar sobre sono e estresse? Um fisioterapeuta ou educador físico para falar sobre cuidados com o corpo no home office? Além de agregar autoridade aos seus vídeos e lives, você pode acabar chamando a atenção de um novo público e aumentar as visitas ao seu site e redes socais.
• Grupos em redes sociais e whastapp
Os grupos são uma realidade para muitos, mas criar um grupo exclusivo pode impulsionar suas vendas e criar uma relação mais forte com clientes seletos. É possível inclusive realizar compras coletivas nesse grupo, otimizando custos, estoque e oferecendo valor aos clientes fieis.
• Campanhas humanizadas
Uma campanha bem estruturada e que conte com a participação da comunidade auxilia na criação de vínculo de carinho e compreensão com clientes. Essa relação será fortalecida dia após dia e trará muitos frutos no futuro.
• Bilhetes
Gestos simples fazem diferença. Ao enviar o produto, que tal adicionar um bilhete, com o nome do cliente, demonstrando ao cliente o cuidado e o carinho que a sua farmácia tem por ele?
• Demonstre segurança
Deixe claro que a farmácia é um ambiente seguro. Tenha procedimentos que controlem a entrada de clientes que lhes proporcione isso (álcool gel, máscara, distanciamento). Coloque no ponto de venda comunicação que explicite quais medidas a farmácia toma para evitar contaminação. Envie também um bilhete para os clientes ressaltando esses processos e o orientando sobre como se cuidar.
• Cuidar da equipe
O cuidado com a equipe de colaboradores é fundamental. Nessa hora, vale rever todos os processos internos e apostar no diálogo e transparência. Quando os colaboradores se sentem seguros para trabalhar e entendem sua importância na prestação e serviços essenciais, tudo muda. Uma equipe engajada é capaz de trazer inúmeras ideias que se traduzem desde redução de custos até maior satisfação dos clientes.
• WhatsApp para prescritores
Mesmo à distância é possível continuar divulgando sua farmácia para os prescritores. Realize webinários, palestras online ou simplifique: envie o PDF por WhatsApp e, um ou dois dias depois, envie um vídeo seu reforçando os principais pontos do material e se colocando à disposição.
A pandemia nos mostrou que, com criatividade e força de vontade, tudo é possível. E você o que tem feito para destacar sua farmácia ?

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.