Prezado Associado,
O SNGPC divulgou em seu site, no dia 05/08/2013, as notícias que transcrevemos abaixo. Para acesso utilize o link: http://www.anvisa.gov.br/sngpc/index.asp
As duvidas podem ser depositadas no site da Anfarmag na área do associado (web-desk) que o retorno será mais rápido.

Noticias
05 de agosto de 2013

Manipulação de Antimicrobianos destinada à venda para Hospitais/SNGPC

As vendas de antimicrobianos em Farmácias de Manipulação para Hospitais podem ocorrer, conforme prevê o item 5.10 do anexo da RDC nº. 67/2007:
5.10. Em caráter excepcional, considerado o interesse público, desde que comprovada a inexistência do produto no mercado e justificada
tecnicamente a necessidade da manipulação, poderá a farmácia:

5.10.1. Ser contratada, conforme legislação em vigor, para o atendimento de preparações magistrais e oficinais, requeridas por estabelecimentos hospitalares e congêneres.
Nesses casos O farmacêutico RT não deverá escriturar essa venda no SNGPC, uma vez que não será possível lançar dados do paciente como: nome, idade e sexo. Essa movimentação deve ser registrada somente no sistema interno informatizado, assim como toda documentação que a comprove e deve ser mantida no estabelecimento para serem apresentadas em caso de fiscalização. As outras movimentações de venda referentes a esse insumo devem ser mantidas escrituradas no SNGPC.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC

Casas decimais na escrituração de substâncias no SNGPC
A Coordenação do SNGPC informa que no esquema atual de arquivo XML para escrituração de substâncias sob controle especial e antimicrobianos o número de casas decimais é 4 (quatro).

Em decorrência disso, substâncias em que cada unidade farmacotécnica utiliza baixas dosagens, por exemplo, 0,025 mg, quando é feita a conversão para gramas e gerado o arquivo XML dessa movimentação é recusado com o seguinte motivo:
INSUMO – SAÍDA POR VENDA: A quantidade vendida de insumo (YYYY – BBBBB) do lote (ZY3345) deve ser maior que zero.

Diante disso, orientamos que o RT escriture as movimentações dessa substância somente no sistema informatizado interno do estabelecimento até que esta Coordenação publique nova notícia informando que o aumento para 6 (seis) casas decimais foi implementado na versão de esquema XML.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC
Aréa Técnica

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.