Sob enquadramento como isentos de prescrição médica, alguns ativos dermocosméticos com propriedades hidratantes, ceratolíticas e cicatrizantes podem ser prescritas por farmacêuticos.

Emolientes, agentes umectantes, oclusivos, formadores de barreiras promovem a hidratação das peles secas, em especial a pele dos idosos, mais suscetível a esse tipo de ressecamento. A promoção da hidratação da pele por meio da intervenção farmacêutica previne problemas dermatológicos como a descamação e o prurido, além de auxiliar na redução de sinais de envelhecimento.

A xerose (ressecamento da pele) pode provocar também o espessamento da camada mais externa da epiderme, o estrato córneo. Ativos ceratolíticos, quando empregados corretamente, podem destruir essas camadas, facilitando a hidratação da pele. Durante a anamnese, o farmacêutico pode intervir por meio da prescrição, quando necessário, fazendo uso de atenuantes da cicatrização, que podem auxiliar na reparação de tecidos lesionados.

Após a prescrição farmacêutica, é importante o acompanhamento farmacêutico do paciente. Nos casos em que a anamnese farmacêutica apontar necessidade de avaliação médica, faz-se o encaminhamento do paciente ao médico dermatologista.

Elaboramos um formulário com informações sobre aspecto da pele seca, sistema de hidratação, ativos cicatrizantes e ceratolíticos e sugestões de formulações que podem ser utilizados na prática da farmácia.

Faça download do formulário de hidratantes, ceratolíticos e cicatrizantes para prescrição farmacêutica.

 Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
• Whatsapp: (11) 97554-0423

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.