Compartilhar
Facebook
Twitter
Revista Anfarmag 106 - Saiba mais on-line
30/09/2015

Neste espaço, você encontra conteúdo exclusivo preparado para complementar as informações que estão na Revista Anfarmag, além de uma relação com tudo o que já está disponível no nosso site relacionado aos temas tratados na revista como notas técnicas, vídeo-aulas, reportagens e artigos de edições anteriores.

  1. Obesidade 

PARA VISITAÇÃO MÉDICA: Nesta edição da Revista Anfarmag, mostramos que a farmácia magistral pode contribuir para que os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica tenham a melhor recuperação, com redução dos efeitos colaterais e potencialização dos benefícios dessa técnica. Por isso preparamos algumas sugestões de formulação para você levar aos profissionais de saúde que cuidam desses pacientes antes mesmo de a cirurgia ser necessária. 

Formulações para obesidade, resistência à insulina e inflamação crônica
 
 
2. Suplementação vitamínico-mineral 

PARA ENTENDER MELHOR: Na edição 106 mostramos que os suplementos vitamínicos e minerais são parte importante do tratamento para quem tem indicação para a cirurgia bariátrica, tanto antes como depois do procedimento. Neste material que você confere a seguir, explicamos as implicações da suplementação.

Implicações da suplementação vitamínico-mineral 

PARA VISITAÇÃO MÉDICA: Preparamos também uma série de sugestões de formulação para você levar ao prescritor. 

Formulações de suplementos pré e pós-cirurgia bariátrica
 
  3. Cuidados com a pele 

PARA VISITAÇÃO MÉDICA: A redução da absorção de nutrientes após a cirurgia bariátrica pode provocar uma série de consequências como secura na pele, unhas quebradiças e a temida queda dos cabelos. Por isso preparamos algumas sugestões de formulações para evitar e tratar esses sintomas. 

Formulações para dermatologia pré e pós-cirurgia bariátrica
 
  4. Mexer o corpo faz bem 

PARA VISITAÇÃO MÉDICA: Os exercícios físicos são importantíssimos para esse paciente, mas também precisam de acompanhamento e podem demandar o uso de fórmulas individualizadas. Confira algumas sugestões. 

Formulações para auxílio na prática de exercícios físicos pós-cirurgia 

PARA ENTENDER MELHOR: Veja também o artigo que a farmacêutica especialista em manipulação Cláudia Luz escreveu sobre o assunto.

Manipulação de suplementos proteicos após cirurgia bariátrica
 
  5. Controle emocional 

PARA VISITAÇÃO MÉDICA: Transtornos alimentares frequentemente estão relacionados à ansiedade e outras causas emocionais. Alguns medicamentos que inibem esses transtornos podem ser preparados pelas farmácias de manipulação. Preparamos sugestões que podem interessar os prescritores do seu relacionamento. 

Formulações para controle de ansiedade/compulsão pré e pós- cirugia bariátrica
 
  6. Pós efervescentes 

No encarte técnico da última edição da Revista Anfarmag, ensinamos como fazer uma boa mistura efervescente. Veja aqui o material completo. 

Pós efervescentes 

Além disso, você pode acessar, na Área do Associado, o curso on-line “Excipientes e adjuvantes farmacotécnicos” para se aprofundar no assunto. 
 
 
  7. Correção de sabor em líquidos orais 

Como você sabe, a correção de sabor é fundamental para a adesão do paciente ao tratamento, especialmente no caso das crianças – tema que também foi abordado no encarte técnico. Confira o material técnico na integra.

Correção de sabor em formulações líquidas de uso oral 

Para entender mais, confira no nosso programa de Educação Continuada, de forma gratuita, o treinamento “Correção de sabor em preparações orais líquidas”. 
 
 
  8. Carimbos na farmácia 

No encarte técnico também lembramos por que e como usar, de forma correta, o carimbo na farmácia, obedecendo às normas vigentes. Aqui você vê todo o conteúdo. 

Uso de carimbos na farmácia
 
  9. Visita do fiscal do CRF 

Nesta edição também demos algumas dicas de como se preparar para receber um fiscal do CRF. Continue lendo sobre o tema.

Atualização sobre fiscalização do Conselho Regional de Farmácia
 

Confira o conteúdo extra das edições anteriores:
Edição 105
Edição 104
​• Edição 103