As preparações orais líquidas são formas farmacêuticas suscetíveis à instabilidade físico-química quando o pH não está adequado ao meio. O emprego do pH apropriado, portanto, garante a estabilidade.

Ajustar o pH pode significar baixar ou elevar a valores desejáveis de acordo com a característica do fármaco, com uso de agentes acidificantes ou alcalinizantes ou com um sistema tampão. Como agentes acidificantes temos o emprego de soluções aquosas de ácido cítrico a 25% ou a 50%. Como alcalinizantes, soluções aquosas de hidróxido de sódio a 10%, ou soluções de hidróxido de sódio 0,1 ou 1,0 molar.

Um sistema tampão éutilizado quando há necessidade de manter o pH de uma formulação em valores inalteráveis durante o período de armazenamento. Esses sistemas são definidos como soluções aquosas geralmente constituídas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou então por uma base fraca e um sal dessa base.

Confira mais orientações sobre a escolha correta de agentes acidificantes e alcalinizantes que manterão as suas preparações estáveis no informe “Sistema tampão em preparações orais líquidas”.

 

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

Telefone: 4003-9019
E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
Whatsapp: (11) 97554-0423

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.