De acordo com a Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº 04/2020, que traz medidas de prevenção e controle para serviços de saúde durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus, consta informação que o SARS-CoV-2 pode ser vulnerável à oxidação.

 É importante observar que a NT orienta os seguintes termos aos consultórios de odontologia na página 77, item 14:

 Como a menor concentração disponível no mercado é do peróxido de hidrogênio 3%, o profissional deverá recorrer às farmácias de manipulação, para obter o produto na formulação de 1% a 1,5%. A Lei federal n°. 13.021/2014 define a farmácia como o estabelecimento para a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. Estes estabelecimentos têm uma norma dedicada às boas práticas de manipulação, que direciona para a garantia da qualidade e segurança do produto, a RDC nº. 67/2007. Assim, as condições para garantir a solução de água oxigenada na concentração de 1% a 1,5% estarão estabelecidas, trazendo mais segurança ao paciente. (gn)

 A citação refere-se ao uso de soluções de peróxido hidrogênio como enxaguatório bucal pré-procedimentos odontológicos.

 Sabendo-se então que a menor concentração disponível no mercado do peróxido de hidrogênio é 3%, o profissional odontólogo pode prescrever essa concentração à farmácia de manipulação. Seguindo as boas práticas de manipulação, o farmacêutico deve garantir que a solução de água oxigenada esteja nas concentrações adequadas, trazendo segurança ao paciente.

 A prescrição pode vir em nome do paciente ou do consultório/ clínica odontológica; porém, o uso dessa solução deve ser feito exclusivamente no estabelecimento requerente.

 Para apoiar os associados, organizamos informações farmacotécnicas e cálculos para o preparo de enxaguatório bucal contendo peróxido de hidrogênio a 1% para uso em consultório odontológico.

 

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
• Whatsapp: (11) 97554-0423

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.