PERGUNTAS E RESPOSTAS – Serviços ANFARMAG – SINAMM
I – INFORMAÇÕES GERAIS
1. Quais são os benefícios que terei se minha empresa participar dos Serviços ANFARMAG – SINAMM?
RESPOSTA:
I-) TAXA ADMINISTRATIVA ZERO: para participação nos próximos 12 meses NÃO será cobrada Taxa Educacional Administrativa.
II-) NOVO SISTEMA SERÁ ACÍCLICO: A partir de agora as farmácias farão uma única adesão e tendo cumprido os requisitos dentro de um período contínuo de 12 meses terão direito ao Certificado relativo àquele período.
III-) EDUCAÇÃO CONTINUADA: sua empresa terá acesso a programa de treinamentos já elaborados por profissionais renomados, cujos diversos temas são direcionados a farmacêuticos, gestores, manipuladores, controle de qualidade, atendentes, propagandistas, na forma de ensino à distância. Todos poderão ser treinados na própria farmácia, a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar em seguir uma grade fixa de programação. As farmácias terão de cumprir carga horária mínima de ao menos 16 horas/aula a cada período de 12 meses de participação, contemplando todos os públicos-alvo já descritos acima.
IV-) AUDITORIAS: sua empresa terá direito à auditoria externa de caráter orientativo, para verificação do atendimento às Boas Práticas de Manipulação e as demais exigências legais do setor, para prepará-la em caso de eventuais inspeções de autoridades sanitárias ou outras, além de proporcionar maior organização e segurança de seus processos e produtos. Os relatórios de auditorias estarão disponibilizados na webdesk ANFARMAG quando do cumprimento de todos os itens imprescindíveis constantes do Roteiro de Auditoria a ser aplicado pela empresa de auditoria contratada.
V-) CONTROLE DE QUALIDADE: farmácias farão seu monitoramento das análises através de laboratórios credenciados pela ANFARMAG, contando com recursos técnicos e equipamentos dos mais modernos e eficientes existentes, a um custo bem inferior ao de mercado para análises deste nível. Este monitoramento garantirá maior segurança de seus processos e produtos, pois as análises serão efetuadas com metodologias farmacopeicas ou, na falta destas, metodologias validadas, seguindo critérios padronizados pela ANFARMAG. Neste ano, dez laboratórios foram credenciados, nas principais regiões do país, facilitando ainda mais o envio das amostras.
2. Quando se inicia oficialmente as inscrições nos Serviços ANFARMAG – SINAMM este ano?
RESPOSTA: DATAS PREVISTAS:
Início inscrições: 17 de junho até 19 de julho de 2013;
Início das atividades 01 de julho de 2013.
3- Como as pessoas farão para aderir aos Serviços ANFARMAG – SINAMM?
RESPOSTA: A partir da última semana de maio as farmácias começaram a receber e-mails informativos a respeito da programação e abertura de inscrições, que serão realizadas via site da ANFARMAG, pela Área do Associado.
4- Quem pretende se inscrever pela primeira vez nos Serviços ANFARMAG – SINAMM, como fará o contrato com os laboratórios?
RESPOSTA:
Na época das inscrições será divulgada a lista dos laboratórios credenciados via site da ANFARMAG, dentro da Área do Associado, e as farmácias poderão escolher dentre estes com quem fará o contrato, formalizando o mesmo via sistema.
Caso a farmácia já tenha contrato com um dos laboratórios credenciados, ela só informará isso no momento da adesão e relacionará dentre a lista de ativos disponível no sistema quais ela possui em seu contrato. Caso não possua as mesmas substâncias poderá fazer apenas um adendo de contrato vigente alterando as substâncias para as da lista do Programa de Controle de Qualidade ANFARMAG-SINAMM.
5- Quais foram os resultados do SINAMM 2012?
RESPOSTA:
Mais uma vez constatamos aprovação de 100% das amostras de insumos enviados para análise pelas farmácias participantes, assim como houve ainda melhora em relação aos ciclos anteriores dos resultados de análises de vários produtos com doses abaixo de 25mg; melhoraram também os índices de aprovação de antibióticos, hormônios, citostáticos, SBITs e bases galênicas. Isso demonstrou um avanço das farmácias em termos de aprendizado, boas práticas de manipulação e, portanto, qualidade de processos.
Cerca de 590 estabelecimentos foram auditados e receberam orientações sobre boas práticas e gestão de qualidade.
6. Qual será o custo global mensal do SINAMM?
RESPOSTA:
PARA SABER O SEU CUSTO MENSAL EXATO, A PARTIR DE 17 DE JUNHO ENTRE NA WEBDESK ANFARMAG PARA FAZER A SIMULAÇÃO DOS VALORES.
ü SEM CUSTO TAXA ADMINISTRATIVA
ü VALOR MENSAL AUDITORIA: ESTE ANO HAVERÁ 04 OPÇÕES DE PAGAMENTOS, CONFORME TABELA ABAIXO:
04 opções de Pagamento |
hora/ homem |
Estabelecimento único Valor TOTAL de auditoria de 8h |
Valor Adicional por CADA estabelecimento filial e/ou follow-up(s) – caso necessário auditoria de 4 h |
À vista, c/ Desconto 11,8% |
R$ 97,00 |
R$ 776,00 (parcela única) |
+R$ 388,00 (parcela única) por filial |
Em até 4 (quatro) parcelas, c/ Desconto 9% |
R$ 100,00 |
R$ 800,00 (4 parcelas de R$200,00) |
+ R$ 400,00 (4 parcelas de R$100,00) Por filial |
Em até 6 (seis) parcelas, c/ Desconto 4,5% |
R$ 105,00 |
R$ 840,00 (6 parcelas de R$140,00) |
+ R$ 420,00 (6 parcelas de R$ 70,00) Por filial |
Em até 8 (oito) parcelas, sem desconto |
R$ 110,00 |
R$ 880,00 (8 parcelas de R$110,00) |
+R$ 440,00 (8 parcelas de R$ 55,00) Por filial |
OBS.: VALORES ACIMA NÃO INCLUEM O CONTROLE DE QUALIDADE
II- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
1. Teremos novos cursos na educação continuada?
RESPOSTA: Segundo regulamento do Programa de Educação Continuada ANFARMAG-SINAMM, de qualquer forma as farmácias contarão com os 79 treinamentos no formato de vídeo-aulas já disponíveis e, além disso, serão aceitas horas/aula de cursos presenciais promovidos pelas regionais, ou mesmo outras entidades ou instituições para cumprimento do programa.
2. Como montar o Plano Anual de Treinamentos do SINAMM?
RESPOSTAS:
O Plano Anual de Treinamentos do SINAMM deverá compor carga horária mínima de 16 horas/aula a cada 12 meses de adesão. Através da relação geral de treinamentos da ANFARMAG, a farmácia montará o seu plano anual, podendo utilizar o modelo de Plano disponibilizado pela ANFARMAG, lembrando que será obrigatório realizar um treinamento para cada público alvo, conforme segue: farmacêutico, gestor, manipulador, controle de qualidade, atendentes e propagandistas.
3. O Programa de Educação Continuada poderá ser cumprido em parte – até 08 (oito) horas – de cursos realizados a partir de outras entidades e/ou instituições; quais serão os cursos e, em qual período o curso poderá ter sido realizado?
RESPOSTA:
Serão aceitos cópias de documentos que comprovem a realização de cursos a cada período de 12 meses de adesão, cujos temas tenham relação com atividades da farmácia de manipulação.
4. Haverá quantidade mínima de horas de treinamentos obrigatórios?
RESPOSTA:
Sim. Todas as farmácias deverão fazer no mínimo 16 horas de treinamentos para ter direito ao Certificado a cada período de 12 meses de adesão. Poderá escolher entre os 79 treinamentos já produzidos pela ANFARMAG, sendo até 8 horas de cursos de outras entidades/instituições, ou se preferir, a partir de cursos realizados através de outras entidades/instituições, enviando cópia de documentos comprobatórios para a entidade. Os colaboradores também contarão com materiais didáticos, sistema de avaliação e impressão de certificados realizada pela própria farmácia, de forma a atender esta exigência prevista na RDC Nº67/2007.
III – PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE
1. Quais são os laboratórios credenciados pela ANFARMAG a partir de junho de 2013?
RESPOSTA:
A ANFARMAG abriu processo para credenciamento de prestadores de serviços em controle de qualidade, onde as principais condições para atendimento do Edital foram:
– Auditoria para verificação da capacidade de assimilação de análises/mês, (capabilidade analítica) e para verificação de atendimento da ISO/IEC 17.025.
– Avaliação documental da empresa
– Serviço de SAC proporcional à capabilidade declarada.
– Avaliação do corpo técnico: número de colaboradores, tipo e grau de graduação, experiência profissional.
Laboratórios Credenciados: CEQUAT/RJ, ELEMENTUM/PR, LAFARM/GO, LCMEC/RS LCQPq/PR, METANÁLISE/RS, ORTOFARMA/MG, PHARMACONTROL/RS; PROQUIMO/SP, QUALLITÁ/MG
2. Qual será o custo mensal das análises do CQ?
RESPOSTA:
PARA SABER O CUSTO EXATO, CADA FARMÁCIA PODERÁ ENTRAR NO SITE DA ANFARMAG, DENTRO DA ÁREA DO ASSOCIADO E SOLICITAR ORÇAMENTO PARA OS LABORATÓRIOS CREDENCIADOS.
Caso a farmácia já possua contrato com um dos laboratórios credenciados, ela só o selecionará no momento da adesão e relacionará – dentre a lista de ativos disponível no sistema – quais ela possui em seu contrato. Caso não possua as mesmas substâncias somente fará um adendo ao contrato vigente alterando as substâncias contratadas por outras constantes da lista do Programa de Controle de Qualidade ANFARMAG-SINAMM.
O QUADRO ABAIXO É UM COMPARATIVO DE CUSTO MENSAL DE TRÊS TIPOS DE PACOTES DE ANÁLISE, ENTRE OS CICLOS SINAMM ANTERIORES, A TÍTULO DE EXEMPLIFICAÇÃO:
VEJA ESTE COMPARATIVO ANUAL DE INVESTIMENTOS NO CONTROLE DE QUALIDADE |
SINAMM 2009
14 laboratórios $ ANÁLISES MENSAL |
SINAMM 2010
1 laboratório
$ ANÁLISES MENSAL |
SINAMM 2011 1 laboratório
$ ANÁLISES MENSAL |
SINAMM 2012 10 laboratórios
$ ANÁLISES MENSAL |
SINAMM 2013 10 laboratórios
$ ANÁLISES MENSAL |
Análises de Matéria-prima (semestral) + Cáps. abaixo 25mg (bimestral) |
R$ 340,00 |
R$ 169,25 |
R$ 110,00 |
Farmácias puderam solicitar orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG |
Se desejar poderá utilizar ferramenta p/orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG
|
Análises de Matéria-prima (semestral) + Cáps. abaixo 25mg (bimestral) + Base galênica (mensal) |
R$ 415,00 |
R$ 224,25 |
R$ 170,00 |
Farmácias puderam solicitar orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG |
Se desejar poderá utilizar ferramenta p/orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG
|
Análises de Matéria-prima (semestral) + Cáps. abaixo 25mg (bimestral) + Base galênica (mensal) + Hormônio (trimestral) |
R$ 645,00 |
R$ 337,08 |
R$ 243,33 |
Farmácias puderam solicitar orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG |
Se desejar poderá utilizar ferramenta p/orçamento a todos os laboratórios via site, na Área do Associado ANFARMAG
|
OBS.: HISTÓRICO DOS VALORES MÉDIOS MENSAIS REF. CONTROLE DE QUALIDADE.
IV – PROGRAMA DE AUDITORIA EM FARMÁCIAS
1. No que consiste este programa?
RESPOSTA:
Auditoria orientativa; 01 (uma) auditoria na unidade principal (carga horária de 8 horas) e 01(uma) auditoria nas demais unidades não principais (carga horária de 4 horas cada) com manipulação alopática e/ou homeopática, para fins de verificação das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias e do cumprimento das normas vigentes relativas ao setor farmacêutico magistral, por empresa credenciada pela ANFARMAG.
2. Qual o custo da auditoria?
RESPOSTA: Vide tabela de valores da hora/homem no item 10 acima.
I – HORA/HOMEM AUDITORIA: cobradas através de boletos ou realização de depósitos em conta diretamente à empresa auditora.
II – DESPESAS RELACIONADAS A DESLOCAMENTO: Além das despesas acima descritas, as farmácias serão responsáveis pelos pagamentos de despesas relativas às horas/deslocamento, alimentação e a hospedagem (se houver), diretamente aos auditores.
Hora/deslocamento: entende-se por hora deslocamento, o valor a ser pago a título de remuneração por cada hora de deslocamento gasta pelo auditor no trajeto de ida e volta entre sua base até a farmácia. O valor referente será de R$60,00 (sessenta reais) /hora/deslocamento, a ser cobrado somente a partir da segunda hora de deslocamento, limitado a 06 horas/deslocamento para ida e 06 horas para volta do ponto de referência do auditor. Quando o trajeto for percorrido em carro próprio, os custos com o deslocamento compreendem: pagamentos de pedágios e o valor de R$ 1,05 (um real e cinco centavos) por quilometro rodado. Neste caso, não será cobrado o custo de hora/deslocamento discriminado no item anterior.
Além deste valor, poderá haver despesas de deslocamento: entende-se por despesas de deslocamento, o custo de passagens e/ou despesas com combustíveis e pedágios, gasto pelo auditor para se deslocar de sua base até a farmácia. Farmácias farão estes os pagamentos diretamente aos auditores ao final da auditoria.
3. Qual é a empresa auditora credenciada e os dados de contato?
RESPOSTA:
World Wide Consultoria
+55 11 5549-8143
http://www.wwconsultoria.com.br
Mail: secretaria@wwconsultoria.com.br
skype: secretariaworldwideconsultoria
Rua Conde de Irajá, 208
Vila Mariana . Cep 04119-010
São Paulo . SP . Brasil.
4. Qual o procedimento para Agendamento da minha auditoria?
RESPOSTA:
Os agendamentos das auditorias serão realizados em acordo entre empresa de auditoria e a coordenação local do SINAMM, ou na falta deste representante, entre a empresa auditora e a própria farmácia.
5. Qual o prazo para realização da auditoria do SINAMM 2013?
RESPOSTA:
A partir de agora o ideal é que as farmácias se organizem para agendar a auditoria em grupos de farmácias, a fim de ratearem as despesas com as demais farmácias de sua região; os auditores formatarão os cronogramas de suas respectivas regiões para reduzir os custos e também de forma que havendo necessidade de proceder a adequações e agendar o follow-up seja conjunto e todos tenham tempo hábil para isso.
6. Qual o prazo para receber meu relatório?
RESPOSTA:
Feita a auditoria o auditor tem o prazo de até 30 dias para publicar o relatório na webdesk ANFARMAG. No momento da publicação deste relatório o sistema envia um e-mail automático para avisar a farmácia sobre a publicação do mesmo.
V – PROGRAMA DE HOMEOPATIA
1. Quais as atividades previstas para farmácias com homeopatia?
RESPOSTA:
As farmácias com manipulação homeopática terão atividades específicas em todos os Programas do SINAMM Monitoramento 2012:
I. análises microbiológicas de matrizes homeopáticas a cada três meses;
II. análises obrigatórias de teor alcoólico em matrizes homeopáticas a cada três meses;
III. duas análises obrigatórias/ano de insumos: glóbulos inertes e álcool.