Autoinspeção, gerenciamento de resíduos, verificação de equipamentos, análises laboratoriais, controle de água potável, renovação de autorizações de funcionamento. A lista de obrigações da farmácia magistral para garantir o cumprimento das normas vigentes é tão extensa que representa um desafio para os empreendedores do setor.Algumas delas são semanais, outras bimestrais, semestrais, anuais. Estar sempre em dia demanda método e organização.
Foi pensando nisso que a Anfarmag criou um serviço que vai simplificar o dia a dia da farmácia. A partir de abril, os associados podem baixar gratuitamente, no site da entidade, a Agenda Anual de Gestão da Qualidade. Elaborada pela equipe técnica-farmacêutica e regulatória da entidade, a agenda traz planilhas de fácil visualização e entendimento. Com elas, é possível monitorar as atividades obrigatórias, de acordo com a época do ano e a periodicidade.
O conteúdo foi organizado para englobar questões administrativas e legais, gestão do meio ambiente, proteção ao colaborador da farmácia e gestão da qualidade e segurança do produto manipulado.
O diretor de assuntos regulatórios da Anfarmag, Ivan Teixeira, explica que o conteúdo também pode ser adaptado de acordo com cada contexto. “As farmácias criam padrões próprios de procedimentos para cumprir essas atividades e podem usar as nossas informações para aprimorar o sistema que já possuem”, diz. “Seja usando a agenda na íntegra ou se inspirando nela para melhorar os processos internos, tenho certeza de que esse serviço tornará muito mais simples a gestão da farmácia”.
O material foi produzido considerando as normas vigentes hoje, mas as farmácias devem permanecer atentas a mudanças na legislação.
A Agenda Anual de Gestão da Qualidade está disponível para download gratuito pelo nosso site, na área restrita do associado (Produtos e Serviços).