Estamos trabalhando para ser a entidade da promoção, desenvolvimento e defesa do medicamento e do produto magistral. Nosso foco está na profissionalização; na regularização para o crescimento; na qualidade do medicamento e na perpetuação do setor.
Para promover a “Qualidade do Produto Magistral”, convidamos profissionais ligados à entidade que junto com a nossa equipe técnica, desenvolveram algumas literaturas essenciais para a prática nas farmácias. Uma delas é o Guia de Boas Práticas de Manipulação.
O Guia traz orientações sobre procedimentos e condutas que a farmácia deve ter para atender as normas sanitárias e garantir a qualidade e a segurança das preparações magistrais. O fluxo da receita é totalmente descrito com observações e cuidados relativos a cada etapa de preparação até que o medicamento seja disponibilizado ao paciente. “Ele é um manual de Boas Práticas que faz uma tradução das normas e de todos os elementos relacionados a processos, procedimentos, estrutura, qualificação dos colaboradores, equipamentos e utensílios e documentação”, explica a diretora Técnica, Ana Lúcia Povreslo.
E acrescenta: “A norma diz o que deve ser feito, mas não diz como. É aí que entra o Manual de Boas Práticas da Farmácia, ou Manual da Qualidade, detalhando os processos definidos na norma”.
O material é gratuito para associados, que têm fácil acesso a ele através da área restrita no nosso site: http://migre.me/ibAeT