CURADORIA DO SETOR MAGISTRAL Conteúdos

20/03/2020 Informes

Cloroquina e hidroxicloroquina

Cloroquina e hidroxicloroquina são derivados sintéticos do quinolil com indicações como antimaláricos e para tratamentos contínuos da artrite reumatoide e lúpus eritematoso, uma vez que possuem propriedades anti-inflamatórias. Suas doses usuais variam conforme a condição do paciente:

Adultos: de 200mg/dia nos casos de manutenção até 800mg/dia nos casos agudos

Crianças: máximo de 6,5 mg/kg/dia até, no máximo, 400mg por dia para os casos agudos.

A procura exaustiva de hidroxicloroquina por consumidores com o intuito de prevenção ao coronavírus vem trazendo enorme demanda nas farmácias. Nesse momento, é preciso informá-los que:

O uso de hidroxicloroquina na inexistência de diagnóstico de covid-19 pode prejudicar a pessoa, mais que beneficiar, uma vez que seu uso de forma preventiva à contaminação do vírus não apresenta nenhuma eficácia comprovada;

A hidroxicloroquina apresenta efeitos colaterais expressivos, entre eles anorexia, cefaleia, alterações do ritmo cardíaco em pacientes com histórico cardíaco, retinopatia, que são lesões nas células da retina, podendo resultar em deficiência visual grave, dor abdominal, náusea, diarreia, vômito e prurido, entre outros. Portanto, seu uso sem diagnóstico de covid-19 somente deve ser feito por pacientes crônicos das morbidades indicadas acima;

Estudos promissores demonstram que o uso desse medicamento para o tratamento da covid-19 poderá ser efetivo, sendo necessário aguardar novos desdobramentos para a conclusão. Se isso se confirmar, o Ministério da Saúde certamente fornecerá orientações de uso. No momento, a Anvisa publicou uma Nota Técnica para esclarecer a situação existente no país.

ATENÇÃO: É imprescindível a apresentação de prescrição médica para aviamento de fórmula contendo cloroquina ou hidroxicloquina, mesmo para os casos de pacientes crônicos de artrite reumatoide, lúpus eritematoso e reumatismos. NÃO é permitido o preparo e a venda deste medicamento a partir de prescrição farmacêutica ou de qualquer outro profissional de saúde que não seja médico.

 

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019

• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br

• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida

• Whatsapp: (11) 97554-0423

 

Newsletter

Fique por dentro
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ao informar seus dados, você concordo com a  Política de Privacidade e em receber nossas comunicações.