A emulsão parece homogênea após um processamento manual, mas, em alguns dias, se separa em fases. Se isso acontecer, o cliente dificilmente retornará à farmácia. Ou a formulação pode estar tecnicamente adequada, mas, se o produto tiver um sabor ruim, provavelmente o paciente irá parar de fazer uso do medicamento antes do prazo previsto. Garantir um produto final impecável é crucial na conquista e fidelização do cliente.
Para abordar esse e outros temas que contribuem para o negócio da farmácia magistral, a Anfarmag acaba de lançar seis cursos on-line, gratuitos para associados, com cerca de 30 minutos cada. Eles foram produzidos por meio de uma parceria com o instituto Ipupo – Sociedade Brasileira de Educação.
Os vídeos atentam para informações relacionadas à farmacotécnica mostrando como é possível elevar o nível dos produtos da empresa por meio de medidas simples no processo de produção magistral. Eles também apontam para nichos de mercado nos quais a farmácia magistral tem potencial para crescimento, como é o caso da geriatria, da suplementação esportiva e do uso de microorganismos probióticos.
Confira:
• Nutrição esportiva
• Manipulando probióticos
• Formulando emulsões
• Nutracêuticos e geriatria: doenças osteoarticulares
• Incompatibilidades e soluções na manipulação magistral
• Correção de sabor em preparações orais
Todos os treinamentos podem ser acessados sem custos pelo site da Anfarmag, na área restrita do associado: www.anfarmag.org.br (inserir login e senha > Educação Continuada > Treinamentos > Farmacotécnica).