Doping nas artes marciais
A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) está atenta a mais um caso em que atletas são inocentados de acusações de doping a partir da linha de defesa de que teriam ingerido substâncias proibidas de forma involuntária a partir de formulações magistrais.
Deixamos explícita nossa indignação e repúdio quanto a qualquer alegação de que exista risco indiscriminado no setor de farmácias de manipulação. Contaminações acidentais são uma hipótese extremamente improvável, haja vista o rigor sanitário ao qual o setor está submetido.
Como já demonstramos em outras situações, a legislação sanitária brasileira impõe regras claras que garantem a qualidade do produto manipulado e inviabilizam a ocorrência de contaminações acidentais. Temos dados coletados ao longo de anos que tornam esse fato ainda mais sólido.
Diante disso, estamos à disposição de autoridades esportivas e da imprensa para esclarecermos de uma vez por todas qualquer dúvida que reste em relação aos processos de obtenção do produto e do medicamento manipulado.