Com o recente aumento na venda de medicamentos de manipulação – um crescimento calculado em 8% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao volume de vendas do mesmo período do último ano – torna-se necessário traçar estratégias que permitam expandir os negócios magistrais e aproveitar esse bom momento do mercado. Pensando nisso, a Anfarmag elaborou uma lista com 4 passos para a sua farmácia de manipulação crescer. Confira quais são esses passos a seguir.
Passo 1: Conhecer o mercado de farmácias magistrais
O Panorama Setorial Anfarmag 2020, divulgado pela Anfarmag em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apontou um crescimento de 6% no setor de farmácias de manipulação nos anos anteoriores. Em 2021, no primeiro trimestre, o diretor executivo da associação, Marco Fiaschetti, estima um novo salto de 8% na venda desses medicamentos. Esses dados permitem compreender que o mercado das farmácias de manipulação tem apresentado um bom desenvolvimento. Mas quanto você sabe sobre ele?
Conhecer a fundo o mercado é o primeiro passo para fazer crescer a sua farmácia de manipulação. Um bom ponto de partida é acompanhar as edições bianuais do panorama, que trazem uma análise detalhada do perfil das empresas do setor, dos profissionais que atuam na área e da evolução do desempenho do segmento ao longo dos anos. Além disso, é importante prestar atenção em alguns pontos. Por exemplo, quais são as tendências que podemos esperar para os próximos anos? Como as farmácias de manipulação estão se adaptando às tecnologias? De que maneira o atendimento se modernizou?
Algumas dessas inovações são o atendimento da prescrição eletrônica, o avanço da prescrição farmacêutica e a informatização do atendimento e necessidade de resposta cada vez mais ágil. Mas muitas outras surgem todos os dias, e conhecê-las faz toda a diferença. Para acompanhar de perto as tendências do setor magistral, acompanhe nosso blog.
Passo 2: Investir no relacionamento com o cliente
Uma das características centrais dos medicamentos e produtos magistrais é a individualidade. Contudo, para sua farmácia de manipulação crescer, não basta preparar medicamentos específicos; é preciso conhecer os seus clientes. Para isso, é essencial que você se atente às necessidades que o seu público apresenta e foque em maneiras de resolvê-las.
Um exemplo importante é a proximidade e a facilidade de acesso do cliente à sua farmácia. Para fazer crescer o seu negócio, portanto, uma dica é investigar em que locais há uma alta procura por medicamentos manipulados, mas pouco acesso a eles. Assim, você poderá atender a um público negligenciado, criando, com eles, uma relação sólida.
Outra dica é oferecer os serviços farmacêuticos que os seus clientes podem precisar. De acordo com o Conselho Federal de Farmácias, o farmacêutico representa, muitas vezes, a primeira possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado. Nesse sentido, serviços como a conciliação de medicamentos ou aferição de pressão, por exemplo, contribuem para a fidelização dos clientes. A farmácia ainda pode ir além e disponibilizar um consultório farmacêutico, posicionando o estabelecimento e o profissional como referências em saúde para os pacientes e colaborando para a criação de laços de confiança.
Dentro dessa construção, é importante se preocupar também com os detalhes no acolhimento do cliente, pois é o conjunto do contato que ele tiver com a sua farmácia que deixará uma impressão final. Um dos cuidados que os consumidores têm ao escolher uma farmácia de manipulação, por exemplo, é prestar atenção às informações no rótulo do seu medicamento. Por isso, cumprindo a legislação do setor, é essencial que a farmácia se preocupe, em primeiro lugar, em identificar todos os itens que precisam estar ali, mas também que invista e design e em uma boa apresentação e embalagem, causando uma impressão positiva no usuário. Da mesma forma, garanta que o ambiente da loja e do consultório esteja sempre agradável, organizado e acolhedor.
Passo 3: Criar um plano de marketing
Uma vez que você já conhece o mercado no qual se insere e o tipo de cliente que atende, é hora de investir no marketing. Para fazer crescer a sua farmácia de manipulação, é interessante pensar em campanhas que vão alcançar um grupo específico de pessoas. Ao estar familiarizado com o que o mercado pode oferecer e com o que o seu cliente precisa, elaborar essas estratégias fica mais fácil.
Uma dica é levar em consideração os 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Você sabe o que eles significam?
O produto é aquilo que você vende, mas não só. Ele também é o item que permite pensar em como você se destaca dos seus concorrentes. Por que o seu cliente deveria comprar com você? O que o seu medicamento ou a sua farmácia tem de único? Como ele pode se tornar melhor?
O preço não se resume ao valor do seu produto. É importante que você se pergunte se ele está em concordância com o mercado, ou se pode ser pago pelo seu cliente. Mas ele engloba também técnicas de fidelização. Por exemplo, o que você pode oferecer como vantagens? Vale a pena pensar sobre isso.
A praça é o ambiente do seu negócio, o lugar onde o produto é oferecido. Ele não se limita apenas ao espaço físico da sua farmácia, embora este seja um ponto importante. É essencial pensar também em outras formas de fazer com que o cliente entre em contato com o seu produto. Ter um site e investir nas redes sociais, por exemplo, são ambientes muito importantes.
Por fim, a promoção é a forma como a sua farmácia alcança o seu cliente, unindo todas as ações tomadas com esse fim. A promoção visa não só a divulgação da sua farmácia, mas também a maior geração de receita. Que mecanismos estão sendo utilizados para que o seu cliente pense primeiro na sua marca? É a partir deles que você conseguirá fazer crescer a sua farmácia de manipulação.
Passo 4: Crescer sua farmácia de manipulação
Agora que você já conhece os três primeiros passos, basta concluir o que você se propôs a fazer: fazer crescer sua farmácia de manipulação! Atualmente, a busca por medicamentos específicos e personalizados tem sido cada vez maior. O mercado de farmácias de manipulação está crescendo e, com isso, aumentam as possibilidades do seu negócio ir para frente.
A Anfarmag oferece aos associados uma série de serviços relacionados à gestão do negócio, à gestão da qualidade e ao aprimoramento do empresário e da equipe da farmácia. Além disso, disponibiliza também inúmeros facilitadores do dia a dia. Assim, você pode se familiarizar com o mercado, conhecer técnicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente e aprimorar seu plano de marketing.
Com isso, o processo de fazer crescer a sua farmácia de manipulação será mais fácil e mais tranquilo. Dessa maneira, você poderá, além de aumentar a sua receita, ajudar cada vez mais pessoas a terem acesso a produtos e medicamentos personalizados.