Nosso presidente, Ademir Valério, participou, na última semana, da reunião do Comitê de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde, realizada em Brasília.
Formado por representantes do governo e dos diferentes setores da sociedade civil envolvidos com o tema, o Comitê tem como missão definir critérios, parâmetros, indicadores e metodologias voltadas à avaliação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF); avaliar a ampliação das opções terapêuticas aos usuários e a garantia de acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia no SUS; acompanhar as iniciativas de promoção à pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e inovações nas diversas fases da cadeia produtiva, entre outras.
Segundo Valério, nossa presença nesses encontros intensificam o trabalho para garantir a sustentabilidade técnica, política, social e econômica da farmácia magistral brasileira. “Nosso objetivo é atingir o aperfeiçoamento dos bons resultados já conquistados e a abertura de novos caminhos para o setor magistral. Durante as reuniões com o comitê, avaliamos questões relativas ao impacto de políticas intersetoriais sobre plantas medicinais e fitoterápicos e acompanhamos a consonância da política e do programa com as demais políticas nacionais” explica.