A Taxa Selic tem se mantido a 13,75% nos últimos meses de 2022, atingindo o maior patamar desde 2017. E como este cenário pode impactar o mercado magistral e a gestão financeira e contábil das farmácias de manipulação?
A Selic é a taxa básica dos juros da economia brasileira, portanto, é usada como referência para calcular e nortear as principais operações financeiras no país, como empréstimos, investimentos, financiamentos e juros de cartões de crédito. Neste artigo, vamos entender melhor esta relação e encontrar soluções para otimizar processos internos para driblar esse período de atenção.
Por que a Taxa Selic subiu?
A Selic é o principal instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central (Bacen). A meta dessa taxa é definida em reuniões do Copom – Comitê de Política Monetária do Bacen. O aumento da Selic, definido na reunião de março de 2022, é uma tentativa de frear a inflação, que atingiu o patamar mais alto desde 1994. A alta da Selic desestimula o consumo e, consequentemente, favorece a queda da inflação.
Principais impactos no dia a dia da farmácia de manipulação
A alta da Selic impacta diretamente no comércio brasileiro em diferentes maneiras. Vejamos algumas:
– Antecipação de recebíveis: as empresas credenciadoras de cartões capturam o dinheiro no mercado pagando uma taxa de juros para atender as demandas das antecipações de recebíveis dos clientes. O aumento da Taxa Selic reflete no valor tomado pelas credenciadoras que, consequentemente, precisam repassá-lo nas taxas de cartões utilizados pelo comércio, incluindo as farmácias de manipulação.
– Diminuição do poder de compra: estamos vivendo um momento de desvalorização do poder de compra dos consumidores. Especialmente no mercado magistral, a alta do dólar impactou diretamente no valor das matérias-primas e insumos e, consequentemente, no preço do produto para o cliente final das farmácias.
7 dicas para reduzir os impactos da inflação na gestão da sua farmácia
Para os comerciantes, a orientação a curto prazo é de ter cautela e seguir alguns passos para otimizar a gestão financeira e contábil de seus negócios neste momento. Separamos algumas dicas que podem auxiliar a sua farmácia no enfrentamento dos impactos da inflação. Confira!
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Reduza a utilização da antecipação automática de recebíveis; pontual somente em última necessidade
Para manterem os seus negócios sustentáveis, as farmácias de manipulação precisam reservar uma quantidade de dinheiro – capital de giro – para seu pleno funcionamento. Um dos suportes financeiros para esta finalidade são os recebíveis, ou seja, os pagamentos recebidos dos clientes. Mas pode haver um dificultador, que são as vendas parceladas. Por isso, muitas vezes, o empresário acaba recorrendo aos recebíveis do cartão para honrar compromissos com fornecedores e empregados, cujos pagamentos vencem antes do pagamento dos clientes, atender demandas sazonais, pequenas emergências, reforço de estoque etc. Essa operação financeira, que permite que as empresas recebam antecipadamente os valores de uma venda a prazo, deve ser bem administrada e acionada de forma bastante cautelosa.
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Faça uma gestão inteligente dos cartões
Faça uma pesquisa minuciosa sobre a melhor opção de operadora de recebíveis para o seu negócio e contrate aquela que ofereça as menores taxas de maquininhas de cartão de crédito e débito. A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) oferece aos seus associados parcerias com operadoras de pagamento que garantem as melhores opções do mercado de desconto em taxas de recebíveis de cartões de crédito e débito. Por meio das bandeiras GetNet/Santander e PagSeguro, é possível economizar até 70% todos os meses. Os interessados podem fazer uma simulação e descobrir quanto as suas farmácias precisam economizar.
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Entenda as movimentações financeiras internas
Para reduzir os impactos do atual cenário econômico, os responsáveis pelas áreas financeiras e contábeis da sua farmácia devem estar bem atentos aos detalhes: os custos e o preço do produto vendido; oportunidades de melhoria na gestão do fluxo de caixa; e identificar a necessidade de recorrer a linhas de crédito de empréstimos para giro de caixa. A Anfarmag possui parceria com o Sicoob Metalcred, que possui as melhores taxas para o associado utilizar como precisar.
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Negocie prazos com seus fornecedores
Com menos dinheiro circulando, a melhor opção é conversar com os seus fornecedores e ver a possibilidade de negociar prazos de pagamentos e adiar datas.
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Mantenha o mínimo possível de produtos em estoque
Em tempos de inflação alta é muito importante apostar numa gestão eficiente dos estoques. Ter muitos produtos em estoque eleva o custo de manutenção. Não ter o suficiente, também não é o ideal, pois vai ser preciso repassar os custos de reposição para o consumidor final, elevando o preço do produto. Associado Anfarmag pode ser o dono de sua própria distribuidora de insumos ao ser cooperado à Coopermag e ter produtos com um fracionamento mínimo em seus estoques.
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Reduza custos por meio da otimização de processos
Como? Buscando automação de fluxos e adotando softwares de gestão para tornar a rotina de toda a equipe mais ágil e sobrar tempo para cuidarem de assuntos mais estratégicos. Além de usar a tecnologia a favor, invista em cursos para o time e em benchmarking com empresas do setor magistral e de outros segmentos. Os ganhos serão vistos a médio e longo prazo.
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Opte pelas compras coletivas
Uma forma de otimizar as áreas financeiras e administrativas é optando por fazer compras coletivas, junto com outras farmácias do segmento. Esta é uma das funcionalidades da plataforma Área do Associado Anfarmag, que conecta farmácias de manipulação e fornecedores qualificados de todo o Brasil interessados em fechar as melhores oportunidades de vendas. O serviço é exclusivo para associados Anfarmag.
Gestão financeira: veja as vantagens de ser associado Anfarmag
A Anfarmag disponibiliza para seus mais de oito mil associados uma série de serviços que irão contribuir para otimizar a gestão do negócio em tempos de instabilidade econômica. Além das Compras Coletivas e dos descontos com as melhores operadoras de recebíveis do mercado, os associados também podem aproveitar o serviço de Conciliação de Cartões de Crédito e Débito: a Conciliadora. Por meio desse parceiro, é possível acompanhar as alterações nas taxas, os possíveis chargeback (cancelamento de vendas), cobranças indevidas, entre outras variáveis.
Para fazer parte e aproveitar a rede de vantagens exclusivas, conheça os demais benefícios e cadastre-se como pessoa física (farmacêutico, proprietário de farmácias ou estudante) ou jurídica (farmácia de manipulação).