Em atenção ao disposto pelo Regulamento Eleitoral da Anfarmag, a Comissão Eleitoral divulga as chapas regularmente inscritas, seus componentes e respectivos programas para as eleições destinadas ao preenchimento dos cargos de Diretoria das Regionais Anfarmag.
A partir desta data, inicia-se o prazo de 5 dias para apresentação de impugnações às chapas regularmente inscritas.
Lista abaixo das chapas inscritas:
| Presidente: | Eleonora Santana de Aragão |
| Primeira Vice-Presidente: | Patrícia Chagas Duarte de Meneses |
| Segunda Vice-Presidente: | Cláudia Cristina Silva Aguiar |
| Secretário Geral: | Rosalvo de Lima Junior |
| Segunda Secretária: | Juliana Santos Cardial Cavalcanti |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Ampliar o quadro associativo da regional Bahia/Sergipe, fortalecendo a representatividade do setor.
- Trabalhar em prol da valorização do medicamento manipulado, reforçando sua importância junto à sociedade e aos prescritores.
- Estimular o associativismo por meio de eventos, cursos e ações sociais que aproximem ainda mais os associados.
- Atuar em cooperação com a Vigilância Sanitária e com o Conselho Regional de Farmácia, construindo um ambiente de diálogo e colaboração.
- Promover eventos de capacitação técnica voltados a prescritores e profissionais da área da saúde.
| Presidente: | Carlos Alberto Pinto de Oliveira |
| Primeiro Vice-Presidente: | Maicon Hitoshi Maeda |
| Segundo Vice-Presidente: | Leonardo Fernandes |
| Secretário Geral: | Remerson de Paula Andrade |
| Segunda Secretária: | Keily Correa Bueno Pereira |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Fortalecer parceria com SEBRAE.
- Promover e defender o associativismo e o cooperativismo.
- Trabalhar para ampliar o relacionamento com os poderes constituídos.
- Promover o medicamento e o produto magistral.
- Promover a representatividade regional.
- Promover encontros com empresários.
- Aprimorar os canais de comunicação para ampliar os principais projetos do ecossistema Collab Magistral.
| Presidente: | Mônica Barcellos da Costa Meneghel |
| Primeiro Vice-Presidente: | Paulo Alexandre Lopes Palácio |
| Segunda Vice-Presidente: | Renata Krohling |
| Secretária Geral: | Denise de Almeida Martins Oliveira |
| Segundo Secretário: | Ciro Olmo Junior |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
Promover a Associação Nacional perante os associados regionais.
Criar estratégias para aumento de números de associados.
Manter uma relação de fortalecimento da associação com órgãos de classe, vigilância, políticos e outros.
Crescer a adesão dos associados com cursos, encontros, palestras presenciais e online.
| Presidente: | Anderson Ghizzoni |
| Primeira Vice-Presidente: | Luciene Meira Rocha |
| Segunda Vice-Presidente: | Patrícia Policarpo Pereira Peixoto |
| Secretária Geral: | Walkiria Simone Tokarski Vencio |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Defesa da Imagem e valorização do magistral.
- Sustentabilidade econômica e rentabilidade das farmácias.
- Articulação política e regulatória.
- Relacionamento e expansão associativa.
| Presidente: | Silvia Leticia Valencio Alves Ferreira |
| Primeira Vice-Presidente: | Claudia Costa Machado Soares |
| Segunda Vice-Presidente: | Mirella Ustulin e Santos |
| Secretária Geral: | Tamara Zorzi |
| Segunda Secretária: | Raquel Folgosi Ledo Motta |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Desenvolver atividades regionais visando o desenvolvimento do setor de farmácias Magistrais no MS.
- Buscar parcerias com CRF, Universidades e afins com o intuito de fortalecer e valorizar o setor magistral.
- Dar continuidade as ações desenvolvidas pela diretoria atual em defesa da classe magistral, considerando as diretrizes da Anfarmag.
- Contribuir para a divulgação dos projetos desenvolvidos pela Anfarmag junto aos associados
- Aproximar-se dos órgãos reguladores do Estado de MS, (Inmetro, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, MAPA, CRF-MS), bem como dos representantes políticos (deputados, vereadores, senadores), da comunidade em geral assim como dos prescritores, promovendo ações que venham beneficiar, promover, divulgar e valorizar o Setor Magistral e com isso fortalecer o uso do medicamento manipulado.
| Presidente: | Mara Betúlia da Silva Parolin |
| Primeira Vice-Presidente: | Maria Carolina Mestre Medeiros |
| Segunda Vice-Presidente: | Natalie Balster Moreira de Castilho Rodovalho |
| Secretária Geral: | Silveliane Nogueira Alves de Andrade |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Capacitação em gestão empresarial, promovendo workshops e treinamentos periódicos sobre setor magistral, sobre finanças, precificação, gestão de estoques, custos e indicadores de desempenho, exclusiva para empresários do segmento.
- Fortalecer rede de relacionamento com prescritores, fornecendo materiais científicos e marketing compartilhado, essa ação seria em conjunto com a Coopermag.
- Valorizar a manipulação magistral com campanhas de comunicação para prescritores e sociedade, reforçando segurança, eficácia e personalização dos tratamentos.
- Promover capacitação técnica e científica contínua por meio de cursos, workshops e eventos regionais, garantindo atualização para profissionais farmacêuticos e equipes.
| Presidente: | Helbert Santos Bontempo |
| Primeira Vice-Presidente: | Keylla Fernandes Barbosa |
| Segundo Vice-Presidente: | Renato Sergio de Farias |
| Secretária Geral: | Maria Alicia Ferrero |
| Segunda Secretaria: | Fernanda Bastos da Silveira Sathler |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Valorizar o farmacêutico magistral e a prescrição farmacêutica.
- Valorizar e divulgar o medicamento manipulado.
- Fortalecer a entidade através do aumento do número de associados.
- Estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor magistral (fornecedores, sindicatos, conselhos de classe, ANVISA, VISA etc.).
- Estreitar o relacionamento com o Sebrae para fomento do setor.
- Capacitar os gestores das farmácias magistrais e aprimorar a capacitação técnica dos demais funcionários magistrais.
- Divulgar o setor magistral e a Anfarmag no meio acadêmico.
- Criar um programa de relacionamento com profissionais da área de saúde (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, veterinários, enfermeiros) para fomentar a prescrição de medicamentos, cosméticos e suplementos manipulados.
- Implementar um novo modelo de gestão para as Sucursais da Anfarmag MG, dando-lhes mais autonomia e responsabilidade.
- Desenvolver projetos em parceria com outras Regionais, como congressos, feiras, fóruns, entre outros.
- Engajar os políticos mineiros nos projetos relacionados ao setor magistral,
- Ampliar a participação da Anfarmag no Comitê Magistral do CRF-MG.
- Otimizar o resultado financeiro das farmácias de manipulação por meio de convênios com empresas prestadoras de serviços para redução dos custos fixos.
- Aprimorar canais de comunicação com os associados e aumentar a participação dos associados nas decisões da entidade.
- Representar ativamente a regional MG nas reuniões da Anfarmag Nacional.
- Elaborar o planejamento estratégico e traçar um plano de ação para a gestão da Regional MG.
| Presidente: | Camila Andréa Pará Rodrigues |
| Primeiro Vice-Presidente: | André Figueiredo Eluan |
| Segundo Vice-Presidente: | Paulo Roberto Jost |
| Secretária Geral: | Luciana Melo Macedo |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Mapeamento do público-alvo
– Identificar farmácias, laboratórios e profissionais do setor magistral que ainda não são cooperados/associados.
– Segmentar por perfil: farmácias pequenas – buscam redução de custos; farmácias consolidadas – buscam representatividade e capacitação; profissionais de saúde parceiros – querem inovação e respaldo técnico.
- Proposta de valor clara
– Irial Mag (Cooperados): economia em compras coletivas, condições especiais em insumos e serviços e fortalecimento da rede de farmácias.
– Anfarmag (associados) – Representatividade política e regulatória, capacitação e eventos exclusivos, conteúdo técnico atualizado e networking e visibilidade.
– Trabalhar constantemente para construção do associativismo e fortalecimento da Farmácia Magistral.
- Estratégia de Comunicação
– Canais principais: WhatsApp, e-mail marketing segmentado, Instagram/LinkedIn, visitas presenciais.
– Campanhas.
– Depoimentos de associados e cooperados de sucesso (Eu economizei X% na minha farmácia”, “minha farmácia cresceu em Y meses”.
– Conteúdo educativo (lives, posts sobre tendências do setor, legislação).
-Séries “Você sabia?” mostrando benefícios pouco conhecidos da associação/cooperativa.
- Ações de Relacionamento
– Rodadas de Negócios: encontros presenciais ou online apresentando fornecedores e vantagens.
– Eventos Regionais: palestras técnicas + momento comercial para apresentar benefícios da Irial Mag/Anfarmag.
– Programa Indique & Ganhe: associado/cooperado que trouxer outro ganha desconto em mensalidade ou bônus em eventos.
- Parcerias estratégicas
-Convênios com fornecedores (ex.: descontos exclusivos só para cooperados/associados).
– Parceria com universidades – captar recém-formados para a associação.
– Influenciadores do setor farmacêutico para fortalecer a comunicação digital.
- Metas e monitoramento
-Definir meta mensal de captação (ex.: +x novos cooperados na Irial Mag e +Y associados na ANFARMAG por mês).
-Reuniões quinzenais de acompanhamento da equipe.
| Presidente: | Elaine Cristina Bueno |
| Primeira Vice-Presidente: | Laryssa Kathlin Rauh |
| Segunda Vice-Presidente: | Karen Janaina Galina |
| Secretária Geral: | Franciely Leticia Kanno Naito |
| Segunda Secretária: | Rejane Alves Gué Hoffman |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Dar continuidade e aprimorar os trabalhos realizados em defesa dos interesses do setor magistral, pela atual diretoria.
- Fortalecer e defender os interesses dos associados frente aos Órgãos Públicos e fiscalizadores estaduais e municipais.
- Trabalhar regionalmente para aumentar o market share das farmácias, promover eventos que auxiliem na gestão das empresas visando aumentar a lucratividade.
- Atualizar os treinamentos na plataforma da Anfarmag para o comercial e técnico.
- Posicionamento estratégico e MKT digital.
- Desenvolver estratégias para divulgação do projeto saúde individualizada junto aos associados, prescritores e população.
- Criar mecanismos de comunicação entre diferentes conselhos de classe para consolidação da prescrição racional na área de estética e nutrição.
- Ter uma agenda de encontros presenciais e on-line com associados para divulgar os projetos estruturantes da Anfarmag.
- Fomentar a participação da entidade junto as universidades para consolidar a farmácia magistral como uma estratégia na terapia individualizada.
- Propagar o cooperativismo e todos os benefícios que ele agrega ao setor.
- Estimular o relacionamento entre o setor magistral e os hospitais, de forma a contribuir no acesso a medicamentos que atendam às necessidades farmacoterapêuticas individuais de grupos específicos.
| Presidente: | Renata Cristina Martins Picchetto |
| Primeira Vice-Presidente: | Magna Fernanda Almeida Durão |
| Segundo Vice-Presidente: | Raphael Dutra Valério |
| Secretário Geral: | José Durval Campelo Costa Júnior |
| Segundo Secretário: | José Patrocínio de Andrade Filho |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Junto à pró-regionais desenvolver ações que motivem os nossos associados a participarem dos eventos propostos.
- Café com empresários.
- Congressos e cursos desenvolvidos pela Anfarmag, junto ao Sebrae e CRF.
- Estreitar a relação com sindicatos e Visas locais.
| Presidente: | Caroline Ramalho Santos |
| Primeiro Vice-Presidente: | Thalyta Gondim Arede Rosseto Rocha |
| Segundo Vice-Presidente: | Thiago Nunes de Oliveira |
| Secretária Geral: | Gelza Rúbia Rigue de Araújo |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Suporte contínuo à aplicação das diretrizes do Conselho Administrativo, alinhando a atuação regional à nacional.
- Criação de relatórios periódicos de atividades e resultados para maior transparência com os associados.
- Implantação de canais digitais de comunicação (newsletter estratégica, grupos segmentados, lives mensais) para ampliar o diálogo com a base.
- Expansão de mercado: campanhas de valorização do medicamento manipulado junto a veterinários, médicos, nutricionistas e público final.
- Negociação coletiva para redução de custos em insumos, serviços e treinamentos.
- Criação de uma plataforma de benchmarking entre associados para troca de indicadores de performance, tendências e boas práticas.
- Ações presenciais e online para aproximar a diretoria dos associados, como cafés empresariais, encontros regionais e “plantões de dúvidas”.
- Reforçar a aproximação com CRF, MAPA e Vigilâncias Sanitárias, promovendo mesas redondas de diálogo e cooperação.
- Publicação de boletins regulatórios mensais, interpretando normas e antecipando riscos.
- Apoio jurídico especializado e ágil, com consultorias coletivas para reduzir custos individuais.
- Intensificação do relacionamento com universidades e centros de pesquisa, fortalecendo a imagem do setor magistral.
- Criação de uma agenda anual de palestras e eventos acadêmicos, aproximando estudantes e futuros profissionais do mercado.
- Sugerir prêmio Inovação Magistral RJ, para reconhecer iniciativas relevantes de farmácias, associados e estudantes.
- Fortalecer alianças com entidades farmacêuticas, de saúde e empresariais para ampliar a voz do setor.
- Estabelecer convênios com empresas e fornecedores para trazer condições diferenciadas aos associados.
- Buscar apoio governamental e de entidades de classe para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico.
- Mais ênfase em relacionamento ativo com os associados.
- Foco em fortalecer o mercado com campanhas, benchmarking e reconhecimento de boas práticas.
- Ampliação da presença institucional.
- Reforço do posicionamento técnico e regulatório com informação ágil, consultoria e mesas redondas.
| Presidente: | Karen Passos Nehme |
| Primeira Vice-Presidente: | Juliana Pavinato Zasso |
| Segunda Vice-Presidente: | Silvia Muxfeldt Chagas |
| Secretária Geral: | Miriam Rosa Moschetta |
| Segundo Secretário: | Marcel Schwerz |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Fomentar a interação e integração entre associados, fortalecendo a entidade como um todo.
- Trabalhar no fortalecimento do setor magistral no país dentro das diretrizes estratégicas da Anfarmag decididas pelo Conselho de Administração.
- Lançar olhar para novas possibilidades, propondo novas diretrizes, estratégias e projetos sempre que surgirem oportunidades e se acharem necessárias.
| Presidente: | Alessandra Borges Pandossio |
| Primeiro Vice-Presidente: | Flavio Henrique Araujo |
| Segunda Vice-Presidente: | Sandra Maria Stolfo |
| Secretário Geral: | Sandro Luiz da Silva |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Segurança e Eficácia de Insumo – atuação institucional junto à Anvisa; especificação de insumos, melhorar.
- Práticas Mercadológicas de Risco – reestruturar o como eu faço; alinhar demandas sanitárias aos projetos de educação continuada e workshops.
- Processo Inflacionário na Cadeia Magistral – acesso periódico a indicadores de custos de desempenho do negócio magistral; incentivar a participação dos associados à Coopermag com o intuito de promover compras coletivas que aumentem a lucratividade das empresas do setor.
- Risco Sanitário da Atividade – Estreitar relacionamento com Conselho Federal e Regional de Farmácia, bem como órgãos fiscalizadores como Visa Estadual e Municipal, para que ocorra um alinhamento às Legislações Aplicáveis de forma positiva para o Setor; ampliar base de coleta de dados; alinhar demandas sanitárias aos projetos de educação continuada e workshops; realizar os processos de validação e qualificação de processos assim como os controles de qualidade desde o insumo até produto acabado, em arranjos produtivos com a Anfarmag, farmácias associadas e laboratórios de controle de qualidade terceirizados; fazer de SC a pioneira neste projeto, convidar sempre os órgãos Reguladores, CRF, Visas, INMetro para as nossas reuniões sempre que for oportuno e promover reuniões nessas entidades para harmonizar o entendimento das legislações; criar um núcleo de estudos e discussão da legislação com os reguladores.
- Gestão do Negócio – formação de grupos para a melhoria da gestão de indicadores de resultado e comportamento empresarial, até gerar padrões de indicadores, fortalecendo assim a farmácia; estruturar uma campanha do medicamento manipulado individualizado; promover pelo menos 2 eventos ano para melhorar nossa condição de competitividade nos diversos aspectos farmacêuticos, financeiro, legal e regulatório; estruturar uma visitação de profissional capaz de aumentarmos o número de farmácias associadas e de prescritores do produto manipulado; meta de 70% das farmácias de SC serem associadas; compartilhar todas as decisões com a Diretoria da Anfarmag SC e propondo que pelo menos um dos diretores além do presidente se façam presentes as reuniões do CA;
- Poderes Constitutivos – Eleger uma presidência que tenha facilidade de relacionamento institucional, o segmento continua na marginalidade por não realizar uma gestão de risco apropriada para o setor, precisando fortalecer e reestabelecer esse relacionamento de confiança; utilizar a nossa representatividade e capilaridade para atrair os Parlamentares e Entidades para a defesa do setor; promover o relacionamento com partidos políticos para participar das decisões referentes ao nosso negócio; participar de eventos de saúde pública, promovendo e divulgando o produto manipulado; participar das diretrizes de saúde do nosso estado, inserção da Anfarmag SC nas entidades empresariais do Estado.
- Captação e relacionamento com o associado – promover encontros com cursos de atualizações com a participação dos associados; divulgar periodicamente produtos e serviços aos associados; promover interatividade com as mídias sociais da Anfarmag, com o intuito de disseminar as vantagens do associativismo; promover a Coopermag para o maior ganho das empresas; promover integrações entre os associados.
- Gestão e Compliance – trabalhar com a diretoria da Anfarmag SC dentro de uma unidade dos padrões de governança e compliance, seguindo a coerência e a prudência das ações e decisões com muita responsabilidade, sempre em prol do associativismo; incentivar o desenvolvimento de uma gestão ambidestra para que possamos continuar trabalhando fortemente na missão expandir a terapia individualizada de forma simples sustentável nessa cadeia de mercado em constante transformação. O ponto mais importante é que uma cultura de negócios ambidestra estabeleça uma identidade emocional envolvente, que confira às pessoas um objetivo em comum, e ainda enderece mudanças constantes na forma com que esse objetivo é atingido.
- Melhores práticas globais – promover juntamente com o CA missões e grupos para desenvolver a cadeia produtiva do mercado magistral, extrapolando as fronteiras e mantendo contato com as inovações e maior conhecimento dos processos da cadeia produtiva do produto manipulado desde a origem do insumo farmacêutico; inserir o associado de SC neste processo de globalização; manter relacionamento com entidades que promovam essas missões internacionais, como o Sebrae SC, Senac SC e Fecomércio SC.
- Aumento do market share – continuar promovendo no estado de SC cursos de educação para prescritores, aumentando assim a demanda de prescrições do produto manipulado; incentivar e promover a terapêutica individualizada, a qual pode contribuir com soluções tanto para prevenção quanto para a cura; divulgar maciçamente a medicina personalizada e a terapêutica individualizada em nosso estado; estruturar uma política de estado que insira o produto manipulado no sistema único da saúde.
| Presidente: | Elaine Cristina Fontino de Lima |
| Primeira Vice-Presidente: | Mara Rosane Ferreira de Faria Surian |
| Segundo Vice-Presidente: | Eduardo Carlos Tavares Colombo |
| Secretária Geral: | Vanessa Cristina Dantas |
PRIORIDADES ESTRATÉGICAS:
- Trabalhar para que nossos associados alcancem resultados cada vez melhores, recuperando margens e melhorando produtividade.
- Garantir uma estrutura profissionalizada para oferecer os melhores recursos e oportunidades aos associados, buscando continuamente a melhoria da gestão profissionalizada da entidade.
- Estabelecer oportunidades de negócio e relacionamento com fornecedores, assim como benchmark com outros setores para desenvolver e fortalecer as farmácias associadas.
- Fortalecer o relacionamento entre os associados e a entidade promovendo constantemente a divulgação de nossas ações e resultados.