Perdeu algum dos informes enviados pela Anfarmag ao longo das últimas semanas? Confira neste e-mail e nos próximos dias os compilados que preparamos para você não perder nada. Todos os informes ficam também disponíveis site e no aplicativo da Anfarmag.
Formulações de produtos para prevenção contra vírus respiratórios e considerações sobre uso.
2. Rotulagem de álcool gel para manipulação
Descrição de modelo de rótulos de álcool gel e outros sanitizantes
A Anvisa enquadrou as substâncias cloroquina e hidroxicloroquina na lista C1 – substâncias sujeitas a controle especial, da Portaria SVS/MS nº 344/1998, por meio da Resolução RDC nº 351, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a atualização do Anexo I (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998, e dá outras providências. O atendimento a prescrições passa a ser por meio de “Receita de Controle Especial”, em duas vias, sendo a 1ª via retida na farmácia e 2º via carimbada e entregue ao paciente.
4. Formulações auxiliares na suplementação
O arquivo “Formulações Auxiliares na Suplementação” demonstra algumas possibilidades baseadas em literaturas reconhecidas que podem ser encaminhadas aos prescritores como sugestão de complemento ao tratamento dos pacientes que eles julgarem pertinentes. A farmácia magistral pode – e deve – adaptar e individualizar as prescrições recebidas para cada paciente, segundo suas necessidades
5. Novo formulário de preparações magistrais contendo sulfato de hidroxicloroquina
Formulário + farmacotécnica de preparações.
6. Farmacotécnica do álcool gel e outros antissépticos_FN_2a. ed.
Foi autorizado pela Anvisa, de forma temporária e emergencial, a exposição ao público para venda preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais manipuladas, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2. Essas preparações devem seguir as diretrizes da 2ª edição, Revisão 2, do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira. Na ausência de veículos, excipientes ou substâncias adjuvantes preconizadas pela referência oficial, é permitido ao farmacêutico responsável técnico a substituição por insumos que tenham a mesma função farmacotécnica e garantam a mesma eficácia e estabilidade do produto.
7. Fator de equivalência de cloroquina
Em referência à possibilidade de utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina na epidemia de covid-19, cabem esclarecimentos sobre o uso de fator de equivalência sal/base e outras correções. O Manual de Equivalência Anfarmag, desde sua 1ª edição até a atual 6ª edição, reporta que a aplicação de fator para cloroquina dependerá do seu uso clínico (p. 27 e 28 da 6ª edição) e deve ser esclarecido com o prescritor.
8. Formulário: sulfato de hidroxicloroquina e difosfato de cloroquina
Compilado de formulações para aplicação em pacientes diretos ou para ambientes hospitalares (sob internação, com formulações sólidas e liquidas.
9. Formulário: sulfato de hidroxicloroquina e difosfato de cloroquina
Formulário revisado e ampliado
Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado
• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
• Whatsapp: (11) 97554-0423