CURADORIA DO SETOR MAGISTRAL Conteúdos

19/05/2020 Informes

Monitoramento de água potável e purificada

É essencial manter as rotinas de avaliação contínua da água potável e da água purificada por meio de análises periódicas.

Os testes físico-químicos e microbiológicos devem ser realizados no mínimo semestralmente para água potável e mensalmente para água purificada, conforme estabelecido pela RDC nº 67/2007. É facultado à farmácia terceirizar esse serviço.

A farmácia deve manter os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) atualizados:

  • Procedimento que estabelece diretrizes para coleta e amostragem de água potável e purificada
  • Procedimento para limpeza e manutenção da caixa d’água e do sistema de purificação
  • Procedimento para avaliação dos resultados analíticos e dos indicadores que determinam o comportamento/eficiência do sistema de purificação ou de armazenamento da água potável (caixa d’água) e correção de eventuais desvios.

É necessário também registrar e arquivar a documentação, além de manter o contrato com o laboratório prestador de serviços de análises em dia.

A Anfarmag disponibiliza gratuitamente para os associados o curso Água: Purificação e Controle (Área do Associado > Educação Continuada > Treinamentos e Dicas & Ideias). Também estão disponíveis Informes com dicas importantes para serem aplicadas ao monitoramento de água.

Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado

• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
• Whatsapp: (11) 97554-0423

Newsletter

Fique por dentro
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ao informar seus dados, você concordo com a  Política de Privacidade e em receber nossas comunicações.