O medicamento é um produto que está fora da categoria dos objetos de desejo da maioria das pessoas, já que são de produtos de primeira necessidade. Ainda assim, é possível criar uma estratégia positiva para a farmácia de manipulação, principalmente quando se fala em individualização e promoção do bem estar.
Com foco nessa abordagem, promovemos, dentro das ações de educação continuada da Anfarmag, cursos relacionados ao Marketing da farmácia magistral. O consultor e assessor da Anfarmag, Marco Fiaschetti, explica que o Marketing acontece quando a farmácia adota medidas planejadas com o intuito de se diferenciar da concorrência e obter a preferência do cliente. Para isso, precisa se colocar no lugar do cliente e oferecer soluções que façam com que ele perceba o valor nos produtos da farmácia e no atendimento que recebe.
Fiaschetti ressalta que a estratégia de Marketing da empresa precisa estar presente em todos os seus processos, desde a comunicação até o dia a dia dos atendentes e a organização da loja. “Há pesquisas que mostram que 81{0289a8e79bb3d4f377d22b993092c2a903fc5d0a4d364ba5b00f0c885530b46e} dos brasileiros são susceptíveis a alterar a decisão de compra no ponto de vendas, o que comprova que o que conta é a experiência do cliente”, diz.
A consultora e professora de Branding (Gestão de Marcas), Graziela Mota, concorda com essa visão e ressalta que todos os pontos de contato da farmácia com o cliente precisam ser pensados para transmitir uma unidade de posicionamento, ajudando a criar uma imagem positiva da empresa.
Ela aposta fortemente no esforço de individualização (não só do medicamento, mas do atendimento como um todo). “Personalizar o tratamento do cliente é uma mega tendência que já estamos vivendo. Em tempos de compras on-line e massificação dos serviços, é um grande diferencial oferecer serviços e produtos feitos especialmente para cada pessoa. Se esse posicionamento é claro e consistente, o cliente percebe o valor e aceita pagar pelo benefício”.
- Acesse a apresentação de slides usada pelos especialistas Graziela Mota e Marco Fiaschetti no 9º Congresso Internacional Consulfarma no nosso site, na área restrita do associado > Educação Continuada > Eventos Presenciais
- Confira o artigo do consultor Marco Fiaschetti sobre Marketing e vendas na farmácia magistral: [LINK PARA ARQUIVO]