A prescrição farmacêutica de antiacneicos é uma das atividades que o farmacêutico pode realizar após avaliação do paciente, e, claro, é importante também o acompanhamento para obtenção de melhores resultados.
A pele oleosa produz gordura em quantidade exacerbada e é mais resistente às agressões ambientais, porém tem maior tendência à formação de acne. A acne é uma dermatose causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Essa demasia de oleosidade favorece o acúmulo de sujeira, que obstrui os poros e ocasiona a proliferação de bactérias, resultando nos comedões (comumente chamados de cravos) e espinhas (erupções cutâneas).
O atendimento começa com orientação sobre a prevenção para cada caso:
- Higiene adequada
- Criação de uma rotina de cuidados com a pele
- Esfoliação (uma ou duas vezes por semana)
- Uso de produtos que auxiliem no controle da oleosidade
A acne mais severa deve ser tratada por médico dermatologista, que pode inclusive fazer uso de medicamentos para uso oral. Assim, nos casos em que a anamnese farmacêutica apontar necessidade de avaliação médica, faz-se o encaminhamento do paciente ao profissional especialista (dermatologista).
Elaboramos um formulário que contempla diversos problemas relacionados à pele oleosa com tendência à formação de acne, além de ativos cicatrizantes e queratolíticos para serem prescritos no dia a dia da farmácia.
Faça download do “Formulário para peles oleosas com tendência à acne”.
Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado
• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre