De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, a saúde bucal configura fator decisivo para uma boa qualidade de vida dos idosos. Entre os desconfortos odontológicos nesse grupo populacional, destacam-se a gengivite e a mucosite, relacionadas ao uso de próteses dentárias ou até mesmo pela má escovação, devido à falta de coordenação motora. Muito comum em idosos também, a xerostomia é condição incômoda que requer cuidados odontológicos.
Os benefícios de uma preparação manipulada a partir de uma prescrição odontológica estão relacionados à individualização da formulação. Por isso, a contribuição das farmácias magistrais tem grande relevância quando o assunto é odontogeriatria. A intenção é personalizar a fórmula prescrita, pela escolha da melhor forma farmacêutica ou pela adequação de doses, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Aqui apresentamos exemplificações de formulações para uso nas prescrições que envolvem esses cuidados bucais. Lembre-se de adicionar esse formulário aos dos informes anteriores, partes 1/5, 2/5 e 3/5, para encaminhar aos prescritores de seu relacionamento.
Acesse o informe “Formulário saúde bucal – Odontogeriatria” e veja conteúdo com sugestão de formulações nos cuidados bucais e a respectiva farmacotécnica.
Dúvidas? Converse com o Serviço de Atendimento ao Associado
• Telefone: 4003-9019
• E-mail: assessoriatecnica@anfarmag.org.br
• Área do Associado: www.anfarmag.org.br > Área do Associado > Cadastre sua dúvida
• Whatsapp: (11) 97554-0423