Se pudéssemos resumir 2014 em uma palavra, ela seria resultado. Neste ano vimos mudanças concretas decorrentes de uma série de frentes de trabalho, resultado das decisões focadas no estabelecimento de ações e atividades para que cada associado perceba o valor do associativismo.
Dentre as principais conquistas e avanços podemos citar a busca por soluções para as dificuldades relacionadas à AFE e AE, incluindo a suspensão da obrigatoriedade de renovação anual das mesmas. Ainda no que se refere à AE, obtivemos o aclaramento por parte da Anvisa, através de Nota Técnica, sobre a isenção da mesma para as farmácias que apenas dispensam medicamentos controlados manipulados por suas matrizes ou filiais.
Trabalhamos junto aos parlamentares com propostas para o aperfeiçoamento da nova Lei do SuperSimples (Lei Complementar nº 147/2014), que garantiu o direito da farmácia magistral continuar optando por esse tipo de regime tributário. Os parlamentares também entenderam que não cabe às empresas arcarem com passivos de 5 anos.
Também destacamos a recente publicação de Instrução Normativa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que autoriza as farmácias a manipularem medicamentos nos mesmos laboratórios utilizados para manipulação de produtos e medicamentos para uso humano, quando o insumo for de uso comum para ambos.
No que se refere à divulgação dos benefícios do tratamento individualizado para toda a sociedade, participamos do programa Bem Estar da Rede Globo onde foi possível destacarmos a atividade desenvolvida pela farmácia magistral brasileira.
Buscamos, também, benefícios econômicos exclusivos aos associados. Junto à instituição financeira reduzimos a taxa de administração de recebíveis por cartões a níveis bastante competitivos. Já na área técnica investimos em educação continuada, fichas técnicas e uma nova forma de comunicação com um único propósito: Nosso associado vai cada vez mais perceber o impacto positivo das ações da ANFARMAG no seu dia-a-dia.
E para garantir nossa contínua evolução, propusemos a mudança do atual modelo de gestão da entidade, Com a criação de um Conselho de Administração e uma estrutura executiva profissionalizada, esse novo modelo garantirá tomadas de decisão com ainda mais qualidade e propiciar uma maior e mais frequente oferta de benefícios e facilidades aos associados.
Não por um acaso, com satisfação, observamos o aumento do interesse pelo associativismo Anfarmag. Nosso número de associados cresce mês a mês, e nosso número de sócios é o mais alto dos últimos anos. As farmácias passaram a perceber que o associativismo também é fundamental para a sustentabilidade de seus negócios e que ele garante benefícios para crescerem mais e cada vez melhor.
Por isso, finalizamos 2014 animados e preparados para 2015. Dentre as ações já planejadas para o ano novo, nossa Câmara Técnica, formada por docentes, pesquisadores e especialistas, já se organizou para trabalhar sobre grandes desafios técnicos que impactam o dia-a-dia da farmácia.
Também estamos preparando uma série de novos cursos on-line, oficinas presenciais e convênios que fazem – e continuarão fazendo – a diferença. E, ainda, a realização de um Panorama Setorial de nosso segmento para subsidiar análises e decisões por parte da Anfarmag e de nossos associados já para o primeiro semestre.
Aos associados pedimos que continuem a acompanhar o nosso trabalho, bem como procurem perceber, avaliar, opinar e contribuir com a ANFARMAG. Aos demais empreendedores do setor que ainda não tiveram oportunidades de se juntarem a nós, fica o convite.
Desejamos a todos um período de festas repleto de felicidade, união e saúde. E um ano com bastante prosperidade.
Ademir Valério
Presidente