As ferramentas digitais de atendimento estão se tornado os principais canais de comunicação nas farmácias de manipulação pelo Brasil e estar atualizado sobre elas pode ter grande impacto no desempenho das vendas. Manter a equipe engajada e compreender o perfil do cliente são fatores primordiais para garantir diferenciação e fidelizar os clientes.
Perguntamos ao consultor farmacêutico Fábio de Matos como o atendimento digital pode se tornar um aliado do empresário e contribuir para o sucesso dos negócios e ele nos deu cinco dicas preciosas. O especialista ministra o curso “Atendimento: ferramentas digitais de atendimento” pela Anfarmag.
1 – WhatsApp como ferramenta de diferenciação
Toda empresa tem um posicionamento, uma estratégia, um perfil de público e um foco. É fundamental que sua farmácia tenha, nas ferramentas digitais, o DNA do trabalho que é realizado diariamente. Um bom exemplo é pensar em uma farmácia focada em nutrição. Além de reforçar durante o atendimento o foco e compromisso na área, ela deve fortalecer o conhecimento técnico da equipe de vendas e profissional farmacêutico que oferece suporte ao atendimento digital. Ou seja, o que é feito deve ser feito online.
2 – Postura e comportamento
Alguns processos de boa conduta e cordialidade no atendimento digital podem ser a porta de entrada para a conquista e fidelização de um cliente. Mais do que apenas um “bom dia”, hábitos como chamar o cliente pelo nome e ter clareza na transmissão de informações são fundamentais.
3 – Percepção de qualidade
Para que a equipe consiga transmitir a ideia de qualidade ao cliente é importante que ela entenda conceitos de qualidade de uma farmácia de manipulação, diferenciais pontuais da loja, processo produtivo, vantagens e benefícios e, com isso consiga explicar de maneira clara ao cliente durante o atendimento digital. O investimento nesse tipo de esforço contribui muito para a redução de orçamentos não confirmados e a fidelização de clientes.
4 – Vendendo sua farmácia aos clientes
Para que um vendedor consiga entregar a percepção de diferencial que foge do fator preço, é fundamental que ele saiba o que diferencia sua farmácia do mercado e concorrente. Construir esse conteúdo para a equipe, oferecer o suporte necessário e atualizado vai colocar a farmácia como empresa de vanguarda e bem posicionada no atendimento ao cliente.
5 – Engajamento
Para que exista sucesso no atendimento, a equipe de vendas deve entender a importância de desenvolver um trabalho de qualidade. Conquistar a equipe é o detalhe que separa empresas que pensam e empresas que fazem. Trabalhar o engajamento, motivar colaboradores, entregar conteúdo em um ambiente que estimule o crescimento pessoal ampliando o desempenho individual e coletivo vai contribuir, e muito, para o sucesso de sua farmácia de manipulação.