CURADORIA DO SETOR MAGISTRAL Conteúdos

03/04/2023 Blog

Diretoras da Anfarmag participam de mesa redonda sobre empreendedorismo feminino no setor de farmácias de manipulação

Evento para proprietárias de farmácias de manipulação debate empreendedorismo feminino no Brasil

 Na manhã da quarta-feira, 29 de março, em formato híbrido (presencial e virtual), a Anfarmag – associação nacional que representa o setor magistral, como é conhecido o mercado de farmácias de manipulação, e o SEBRAE, realizaram em parceria o evento “ELAS MAGISTRAL”, comemorativo ao mês das mulheres. Sediado em São Paulo, o encontro focou nos desafios diários, empreendedorismo, saúde mental e soluções em negócios direcionadas ao público feminino.

A iniciativa da Anfarmag e do programa SEBRAE Delas – Mulher de Negócios, contou com palestrantes especialistas em empreendedorismo feminino.

Na abertura, a Diretora da Anfarmag e empreendedora Magistral, Rejane Hoffmann, apresentou alguns números do setor. “Nosso mercado tem o predomínio do empreendedorismo feminino, que é de 71% de mulheres como donas do próprio negócio. No quadro geral de colaboradores, 78% são mulheres. E temos mais valorização no trabalho feminino no setor: o crescimento do salário médio foi de 5,6% para ambos os sexos, sendo que os salários das mulheres registraram uma maior valorização, de 6,2%, no período de 2016 a 2021, quando comparado aos dos homens, com 5%”, contou.

Para iniciar as palestras, a consultora do SEBRAE/SP Ana Flávia Moura falou sobre Inteligência Emocional e destacou a importância de aplicar a ferramenta de análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) na vida pessoal e em como administrar emoções para conquistar o equilíbrio a fim de lidar com os desafios do mercado magistral.

Na sequência, foi a vez da CEO da Bee Consultoria, Débora Lins, falar ao público sob o tema “Mentalidade empreendedora”, em que salientou métodos de crescimento mental: “Tenha um plano de desenvolvimento pessoal: você não pode ficar no zero a zero. Sempre se pergunte: o quê? Quando? E onde fazer. Ler um novo livro? Um novo curso? Tem que mudar aos poucos, focando em evoluir o processo de autoconhecimento”, recomendou.

Cintia Martins, especialista em Pessoas do SEBRAE-SP, foi a palestrante seguinte e reforçou que há grande diferença entre ser ocupada e ser produtiva: ‘’O dizer ‘Não’ faz parte da inteligência emocional para a autogestão e para ser produtiva’’, disse.

Em sua participação, a embaixadora do Saúde Individualizada, movimento que propaga as possibilidades e benefícios da farmácia de manipulação, Bruna Lombardi destacou a superação da mulher na sociedade: “Se você é mulher terá que fazer um monte de tarefas aqui e agora! Estamos todas em cima de um fio para não deixar nenhum pratinho cair”, e completou dizendo: “Pense em você como uma mulher vitoriosa, olhe para trás, no que você desejou e em todas as dificuldades. De alguma forma você chegou aqui e conseguiu! Dê-se parabéns. Dê-se um auto abraço.”

O evento ainda contou com as palestras da vereadora do munícipio de São Paulo, Edir Sales, autora do Projeto de Lei “Dia do Empreendedorismo Feminino”, e da Dirigente da Anfarmag e empreendedora magistral, Andrea Kamizaki, que apresentou conteúdo e dicas sobre planejamento e gestão.

Newsletter

Fique por dentro
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Ao informar seus dados, você concordo com a  Política de Privacidade e em receber nossas comunicações.