Compartilhar
Facebook
Twitter
Magnésio
18/12/2018

Magnésio

O magnésio é um eletrólito essencial que possui diversas funções no organismo: funciona como cofator em diversos sistemas enzimáticos, participa da síntese de proteínas, é importante para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio e também é necessário para a atividade hormonal, entre outras funções. Na farmácia magistral é utilizado na forma de sais, a exemplo do sulfato de magnésio e óxido de magnésio, ou quelatos com aminoácidos, como magnésio glicina e magnésio dimalato (dimagnésio malato).

 A enorme gama de insumos disponíveis como sais, complexos e aminoácidos quelatos à base de magnésio exige atenção do farmacêutico quando do aviamento de prescrições, pois impacta nos cálculos envolvidos na manipulação, diretamente dependentes da forma do insumo, da prescrição médica e da necessidade de cada paciente.

 Por outro lado, uma mesma substância pode ser utilizada como fonte de reposição de mineral ou para outras finalidades terapêuticas. A aplicação do fator de correção em relação ao mineral em questão dependerá do objetivo terapêutico, em especial a suplementação mineral. Por isso, além da dose prescrita, informações como a especialidade do prescritor e a queixa do paciente são importantes para a tomada de decisão por parte do farmacêutico. Quando necessário, é imprescindível o contato com o prescritor para esclarecer as dúvidas.

 Um bom exemplo de como se avalia uma prescrição é: para prescrições contendo magnésio dimalato – utilizado na suplementação –, aplica-se o fator de correção; já no caso de uso do complexo ácido málico e magnésio para redução da dor muscular e na fibromialgia, não se aplica fator de correção.

 Exemplo de cálculo de fator de correção de teor:

Supondo que o certificado de análise apresente teor de magnésio de 30%. Neste caso, o cálculo do fator de correção é feito da seguinte forma:
Fator de correção = 100 / teor do mineral elementar
Fator de correção = 100 / 30
Fator de correção = 3,33.

Clique aqui para ver outras informações, visto que o magnésio pode ter várias aplicações.

Dúvidas?

Fale com o Serviço de Atendimento ao Associado:

  • www.anfarmag.org.br > Área do Associado > SAA (Central de Chamados) 
  • [email protected] 
  • (11) 2199-3499 
  • Whatsapp: (11) 94981-3700