Software de gestão na nuvem: 4 vantagens de investir em um para sua farmácia

Modernizar as ferramentas de gestão é um ponto de melhoria que está constantemente no radar de todas as empresas que buscam impulsionar os resultados. No setor magistral, não tem sido diferente. A implantação de softwares de gestão na nuvem nas farmácias de manipulação é uma das soluções inteligentes adotadas diante de um cenário identificado pelo Panorama Setorial 2020 Anfarmag como o da “Farmácia 4.0”. Nesse contexto, a inovação na saúde – com o mapeamento genético, robotização, impressoras 3D, informatização no atendimento, telemedicina e prescrição eletrônica – cvem redefinindo o setor de saúde e a atuação das farmácias magistrais.

Com a pandemia de coronavírus, esse processo se acelerou ainda mais. A transformação digital mostrou-se uma importante aliada na oferta de soluções em gestão para a saúde. Em abril de 2020, foi sancionada a Lei nº 13. 989 que regulamentou a telemedicina em caráter emergencial. Desde então, foi disponibilizada aos médicos e a outros profissionais da saúde uma diversidade de plataformas online, que ofereciam não apenas o recurso de ligação de áudio e vídeo para se comunicar com os pacientes, como também outras funcionalidades, como prontuário, agenda e receituário na nuvem.

Mas que nuvem é essa?

A tecnologia está ficando cada vez mais invisível quando o assunto é armazenamento. Muitos usuários de computadores domésticos têm optado por armazenar seus arquivos em drives online, ou seja, na nuvem, em vez de utilizarem dispositivos físicos (pendrive e HD, por exemplo). No caso de empresas, os servidores corporativos locais (os supercomputadores, que centralizam as informações em um único ponto) também já vêm sendo substituídos por servidores em nuvem há alguns anos.

Computação em nuvem (cloud computing) é um conjunto de serviços via internet que inclui, de forma agregada ou não, servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, softwares diversos, entre outros. Esse tipo de solução permite que o usuário acesse o serviço de qualquer lugar por meio de diferentes dispositivos conectados à internet.

Os softwares de gestão na nuvem implantados nas farmácias de manipulação permitem o acesso dos usuários, a execução das tarefas e o armazenamento de arquivos por meio da internet, sem a necessidade de instalar qualquer programa no computador.  Esse tipo de software é conhecido como Enterprise Resource Planning (ERP) ou, em bom português, um sistema de gestão integrado, que permite acesso fácil aos dados de uma empresa proporcionando uma boa comunicação entre os departamentos.

4 grandes vantagens de um software de gestão em nuvem para farmácias

 

1. Redução de custos e economia de recursos naturais

Manter softwares de gestão e outros tipos de plataformas no ambiente online implica em uma significativa diminuição nas despesas operacionais, uma vez que a empresa arca apenas com o valor da mensalidade ou anuidade do serviço, sem custos adicionais de manutenção, inclusive de backup.

Além dos ganhos financeiros, a empresa também contabiliza economia com energia elétrica e espaço, uma vez que pode diminuir a quantidade ou abrir mão totalmente da infraestrutura local. Com os arquivos digitais facilmente armazenáveis e localizáveis nos softwares de gestão em nuvem, a empresa também consegue ser mais sustentável ao evitar as impressões em papel.

2. Uso de protocolos de segurança

Outro benefício dos softwares de gestão em nuvem está na segurança no armazenamento de informações, uma preocupação de todas as farmácias de manipulação, bem como de empresas de todos os setores, desde a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2021.  Os provedores em nuvem seguem padrões internacionais de segurança de informações, como ISO e criptográfica, tornando os vazamentos de dados episódios praticamente impossíveis. Além disso, os sistemas de backups são realizados a partir de espelhamento, garantindo que os documentos não sejam perdidos.

3. Acesso mais ágil às informações

Uma das vantagens em implantar um software de gestão em nuvem na farmácia de manipulação é que o funcionamento será mais rápido do que se estivesse instalado numa unidade física, pois a infraestrutura já está disponível e as rotinas de cópias de segurança e certificação dos backups estão implementadas.

4. Informações centralizadas

Dentro da empresa, a centralização de informações está diretamente ligada à adoção de uma cultura de trabalho em que todos da equipe estão alinhados, sendo consequência de uma gestão eficiente. A mesma lógica se aplica ao software de gestão na nuvem em uma farmácia de manipulação. Com esse tipo de ferramenta, o farmacêutico ou outro gestor do estabelecimento tem acesso a uma visão mais ampla dos processos da farmácia, podendo acompanhar de perto o dia a dia da equipe e aprimorar as dinâmicas internas para que impactem, posteriormente, nos resultados da farmácia e na excelência da gestão.

Atenção ao escolher o sistema ERP

Apesar de existirem softwares de gestão com características genéricas, ou seja, que podem ser implantados em diferentes nichos de mercado, é essencial que as farmácias de manipulação invistam em sistemas desenvolvidos especialmente para o setor farmacêutico e, preferencialmente, para o setor magistral.

Um bom sistema de gestão integrado irá oferecer tanto funções básicas de varejo quanto controle de fluxo de caixa e de estoque, além de módulos especiais e mais complexos que permitem uma visão panorâmica do negócio.

Para escolher o sistema, avalie o custo-benefício verificando as funcionalidades que cada desenvolvedora irá oferecer – e quais a sua farmácia realmente precisa –, bem como quem irá prestar o melhor serviço de suporte técnico.

Anfarmarg e as melhores soluções em gestão para associados

As milhares de farmácias filiadas à Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) têm à disposição as mais diversas soluções para a gestão do negócio, como aconselhamento contábil e jurídico, rede de descontos com administradoras de maquininhas e conciliadoras de cartões e soluções em tecnologia, como o app para compras coletivas e o Valida Magistral.

Desenvolvido pelo Sistema Brasileiro de Farmácias (Sibrafar) em parceria com a Anfarmag, o Valida Magistral é um software em nuvem que realiza a gestão das prescrições eletrônicas. As farmácias associadas têm desconto de 75% no valor da mensalidade.

Conheça as demais soluções inovadoras em gestão e os outros benefícios exclusivos que a Anfarmag oferece aos associados.

 

Fique por dentro
RECEBA INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MERCADO MAGISTRAL

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.