Compartilhar
Facebook
Linkedin
Conteúdo exclusivo da Anfarmag: conheça os materiais para farmácias magistrais
03/06/2021

Conteúdo exclusivo da Anfarmag: conheça os materiais para farmácias magistrais

A Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) tem como missão representar e autorregularizar o segmento magistral. Para isso, oferece uma série de benefícios aos associados. Visa, dessa forma, a se tornar parceira no dia a dia das farmácias de manipulação. E, dentre as muitas vantagens e facilidades que disponibiliza, destaca-se o conteúdo exclusivo da Anfarmag desenvolvido para farmácias magistrais.

Como um dos principais valores da Anfarmag é o compartilhamento de informações importantes, parte desse conteúdo é disponibilizada gratuitamente e pode ser encontrada no Blog da Anfarmag e na área de materiais gratuitos do nosso site. Aqui, o leitor interessado em saber mais sobre o setor magistral encontra textos com dicas, informações e esclarecimentos.

Os gestores do setor que optam por se associar à entidade passam a receber conteúdos exclusivos para farmácias magistrais filiadas. Para além dos serviços relacionados à gestão do negócio e da qualidade, os associados têm acesso a uma série de materiais extras. São eles os guias, manuais, formulários e encartes técnicos da Anfarmag, elaborados por especialistas com vivência prática no setor de farmácias magistrais.

Guias técnicos

 

Com caráter prático e orientativo, os guias e encartes técnicos da Anfarmag têm como objetivo principal oferecer ao gestor de farmácia magistral orientações para um fim específico. Visam, dessa forma, a fornecer auxílio ao gestor que está instrumentalizando o seu negócio.

Tais guias podem, por exemplo, apresentar modos de executar atividades indispensáveis para o negócio, como o é o caso do “Guia orientativo para rotulagem de preparações magistrais, análise fiscal e amostras para controle de qualidade”. Eles também podem conter informações mais básicas, para quem está começando no setor de farmácias magistrais. É o caso do “Guia prático do farmacêutico magistral” e do “Guia de boas práticas magistrais”.

Os guias podem, ainda, auxiliar o gestor na busca e entendimento de informações mais complexas. É o caso do “Guia prático para cadastro e licenciamento: Portaria nº 240/2019 – revisado e ampliado”, que traz orientações para ajudar a farmácia a cumprir as exigências da Portaria nº 240, relacionada ao controle e à fiscalização de produtos químicos.

Para os casos em que as informações ainda são muito novas ou estão mudando rapidamente, como durante a pandemia da COVID-19, são lançadas publicações para auxiliar o gestor a orientar melhor a equipe, como o “Guia orientativo de preços para álcool gel em farmácias magistrais”.

Assim, esses conteúdos exclusivos para farmácias magistrais associadas à Anfarmag funcionam como uma fonte de informação segura e atualizada para os gestores. Contribuem, portanto, com a sua capacitação e a formação de equipes mais bem preparadas.

Encartes técnicos

 

Os encartes técnicos disponibilizados em formato de fascículos para associados também funcionam como guias de orientação. No entanto, são mais completos, maiores e abrangem temas mais específicos. Seu objetivo é não apenas guiar o gestor ou farmacêutico ao longo de uma dúvida ou assunto pontual, mas apresentar informações abrangentes sobre cada tema.

Uma das coleções de destaque diz respeito às inspeções e fiscalizações em farmácias magistrais. Como se trata de um conteúdo exclusivo para o setor, os livros abrangem questões específicas. Detalham, dessa forma, os temas relevantes às inspeções realizadas por cinco diferentes órgãos, cada um com o seu volume específico: o Conselho Regional de Farmácias; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Procon; a Vigilância Sanitária; e a Polícia Federal.

Os encartes também abordam temas mais complexos, como é o caso das orientações gerais da resolução CFN nº 656/2020. A resolução em questão regulamenta a prescrição dietética, pelo nutricionista, de suplementos alimentares. Assim, o e-book é uma fonte de informação atualizada sobre mudanças que podem afetar positivamente as farmácias magistrais, que estão aptas a produzir tais suplementos.

De modo similar, os encartes podem ajudar a orientar ações em momentos de crise. O e-book “Farmácias magistrais unidas no enfrentamento da pandemia”, por exemplo, serve como uma base para os gestores compreenderem como proceder em um momento de exceção como o da COVID-19.

Manuais

 

Os manuais, assim como os encartes e guias, servem para auxiliar a prática do gestor e do farmacêutico. Por serem um conteúdo exclusivo para farmácias magistrais associadas, eles são elaborados a partir das necessidades do setor. Cumprem, portanto, funções específicas dentro das equipes que compõem as farmácias de manipulação.

O “Manual de treinamento para farmácias”, por exemplo, tem como função auxiliar um líder a tornar mais aptos os seus funcionários para executar as tarefas do dia a dia da farmácia magistral. Oferece, para isso, uma série de orientações e habilidades indispensáveis para o setor.

Já o “Manual de fitoterápicos – Principais interações medicamentosas” tem um objetivo diferente. Ele pode auxiliar o farmacêutico durante a preparação de medicamentos magistrais mais seguros e eficazes, evitando interações prejudiciais ao paciente. Assim, diminui a possibilidade de um uso dos medicamentos que sejam prejudiciais à saúde. É função do farmacêutico indicar quais os riscos de interações medicamentosas negativas, ajudando o paciente a compreender e seguir as recomendações.

Outros materiais exclusivos da Anfarmag

 

Uma das características centrais da Anfarmag é a produção de conteúdo exclusivo para farmácias magistrais. Por isso, além dos textos no blog, guias, encartes técnicos e manuais, a associação desenvolver também uma série de outras publicações.

Uma delas é a Revista Anfarmag, de acesso aberto a qualquer leitor interessado. O seu foco é o mercado magistral e as informações mais atualizadas do setor. Os associados à Anfarmag recebem ainda conteúdo extra exclusivo com sugestões de formulações e orientações técnicas para sua preparação.

Os associados têm acesso, ainda, aos Formulários e Orientações Farmacotécnicas. Essas produções são temáticas. É possível encontrar publicações sobre formulações farmacológicas nos cuidados do homem, que trazem recomendações de fórmulas para  um grupo específico e em geral deixado de lado quando o assunto é “cuidado”. Outro exemplo são preparações orais e líquidas para diversos objetivos, que podem ser utilizadas em tratamentos individualizados mais inclusivos.

Por fim, é possível receber Informes Eletrônicos de cunho técnico-farmacêutico e regulatório por e-mail ou acessá-los no próprio site. Assim, o gestor tem informação qualificada para tomar decisões na sua empresa.

Para associar a sua farmácia, basta preencher seu cadastro ou entrar em contato pelo telefone: 4003-9019 ou whatsapp: +55 (11) 97554-0423.