Compartilhar
Facebook
Linkedin
FAQ Inteligente na farmácia: o que é, como montar e quais são as vantagens
29/06/2021

FAQ Inteligente na farmácia

Entre as principais vantagens em criar um site para a sua farmácia, está dar ao cliente mais autonomia para conhecer os seus produtos e serviços. Uma ferramenta que auxilia essa independência é o FAQ Inteligente. Com ele, é mais fácil encontrar respostas e caminhos sem depender da ajuda de um vendedor.

O FAQ é uma solução para otimizar a navegação do cliente em seu site. Neste artigo, explicaremos com detalhes o que é e como você pode montar um FAQ Inteligente na sua farmácia de manipulação.

FAQ e FAQ Inteligente

A sigla FAQ vem do inglês e significa Frequently Asked Questions — ou “Perguntas Feitas Frequentemente”, em português. Essa é uma ferramenta muito comum e consiste, de modo geral, em uma página no site de uma empresa que responde às questões mais realizadas pelos clientes sobre determinados assuntos.

Nessa página é possível otimizar o processo de aquisição de um produto ou serviço, já que o cliente terá todas as informações que precisa à disposição. O foco é cobrir dúvidas gerais, que podem ser elaboradas de antemão ou a partir do contato direto com o público — por meio da central de atendimento, e-mails, ligações etc.

Normalmente, o FAQ é um serviço estático de perguntas e respostas. No entanto, o FAQ Inteligente atribui a essa ferramenta, já muito útil, um bônus: a interatividade.

Com a inteligência artificial que o alimenta, o FAQ Inteligente possibilita a comunicação com o cliente, por meio de um chat ou de uma barra de pesquisas. Dessa maneira, é possível esclarecer também dúvidas específicas e aprimorar o relacionamento com os clientes, atendendo-os de forma mais completa.

Como montar um FAQ Inteligente?

Uma vez esclarecido o que é um FAQ, é hora de aprender a criar um FAQ Inteligente na sua farmácia de manipulação para efetivamente ajudar os seus clientes. Para guiar esse processo, separamos algumas dicas valiosas.

1. Foque em problemas e dúvidas recorrentes

Uma vez que o FAQ Inteligente tem como objetivo auxiliar os clientes, é essencial que ele seja composto por dúvidas ou problemas que efetivamente aparecem no dia a dia da farmácia magistral. Se é comum que os clientes tenham dúvida sobre os benefícios dos medicamentos manipulados, por exemplo, é importante que haja uma resposta para esse questionamento.

2. Seja objetivo

O FAQ não deve ser um lugar de difícil navegação. Por isso, as perguntas e respostas precisam ser claras e objetivas. O FAQ Inteligente para a farmácia de manipulação tem como foco a solução de problemas de modo simples. Por isso, priorize frases claras e curtas, que respondam às questões sem dar muitas voltas. Também é interessante focar na escaneabilidade do texto nos casos de FAQs estáticos — ou seja, em uma estrutura que possibilita encontrar informações de modo mais rápido enquanto o usuário varre a tela com os olhos. Isso otimiza o tempo do seu cliente.

3. Organize o seu FAQ

É comum que um FAQ tenha muitas perguntas de assuntos semelhantes. Então, para facilitar o trabalho do leitor e o seu, agrupe-as em grandes blocos de informação. Desse modo, o cliente pode, por exemplo, iniciar a conversa no chat do FAQ Inteligente a partir de um clique que já o direciona para um assunto específico.

No caso de um FAQ estático, agrupar perguntas também é essencial. Não misture assuntos e evite fazer uma espécie de vai e volta de temas ao longo do FAQ. Afinal, o objetivo é que ele seja uma lista clara.

4. Adicione links

Para tornar a navegação do seu cliente ainda mais otimizada, o FAQ Inteligente pode apresentar links úteis. Assim, é possível redirecionar o cliente para a página de suporte, de aquisição de serviços e produtos etc., facilitando a navegação para que o cliente encontre o que procura.  Além disso, essa ação mantém o seu cliente no seu site por mais tempo e ajuda a direcioná-lo para o fechamento de negócios.

5. Atualize o FAQ periodicamente

É essencial que o seu FAQ esteja atualizado. Não apenas para manter um bom serviço, mas porque o processo de compreender as dúvidas do seu cliente é dinâmico e pode mudar sempre. Além disso, o FAQ Inteligente depende de alimentação constante para que possa fornecer um serviço sempre melhor. Portanto, tenha em mente que atualizar o seu FAQ é essencial para que ele continue sendo uma boa ferramenta.

As vantagens do FAQ Inteligente na farmácia

Já mostramos que o FAQ é uma ferramenta que otimiza a experiência e a navegação do cliente em um site. Mas quais são as vantagens do FAQ Inteligente na farmácia? Separamos alguns pontos que podem esclarecer essa pergunta.

1. Aumento de vendas

Prestar um bom serviço tem como consequência direta o aumento de vendas de produtos e serviços. Quanto mais informações o seu cliente consegue ter de forma rápida e fácil, maior a chance de ele adquirir produtos e serviços.

2. O FAQ mostra transparência e profissionalismo

Ter um FAQ Inteligente na farmácia mostra que a sua preocupação principal é ajudar o cliente a encontrar respostas para os seus problemas e que essas respostas estão disponíveis a qualquer pessoa. Portanto, indica que há uma preocupação em manter as informações claras e acessíveis e que a sua farmácia coloca em primeiro lugar quem realmente importa: o cliente.

3. Melhora o relacionamento com o cliente

Ao oferecer ferramentas e serviços que otimizam a experiência do cliente, o seu relacionamento é fortalecido. Afinal, o cliente compreende que a sua farmácia está preocupada em oferecer o melhor serviço possível e atendê-lo com facilidade e rapidez. Portanto, investir em um FAQ Inteligente na farmácia é uma forma de investir também na sua relação com o cliente.

4. Maior acessibilidade

O FAQ Inteligente é uma ferramenta inclusiva. Porque pode ser acessado de uma maneira mais dinâmica e facilitada, ele permite maior acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesse sentido, ele se torna uma ferramenta que aumenta as chances de seus clientes encontrarem as respostas de que precisam de maneira facilitada e que leva em consideração suas limitações pessoais.

5. Redução do número de ligações

Com um FAQ Inteligente na farmácia de manipulação, os clientes podem tirar todas as dúvidas que tiverem sem que seja necessário acessar o recurso “Fale conosco”. Isso diminui o número de ligações e contatos, o que melhora o atendimento, tornando-o mais especializado e econômico. Assim, colaboradores podem focar em outras tarefas e seu cliente encontra soluções mais rápidas para suas questões.

Agora que você já sabe tudo sobre o FAQ Inteligente na farmácia, é hora de criar o seu. Na Anfarmag, os associados têm acesso a serviços de gestão do negócio e de aprimoramento pessoal que podem ajudar na criação de uma relação cada vez melhor com seus clientes. Associe-se agora mesmo.